CURITIBA RECEBERÁ 95 NOVOS ÔNIBUS COM CHASSI VOLVO B320R
Foi anunciado pela fabricante Volvo a aquisição de 95 ônibus por empresas do sistema urbano de Curitiba, através da compra de chassis do modelo B320R, o novo modelo de chassi de ônibus pesado para o segmento urbano da marca.
Todos os veículos deste lote serão da categoria ligeirinho e conforme a notícia veiculada, as viações adquirentes são:
1) Glória (prefixos a partir de BL341);
2) São José (prefixos a partir de EL334);
3) Cidade Sorriso (prefixos a partir de GL331);
4) Redentor (prefixos a partir de HL332);
5) Expresso Azul (prefixos a partir de JL325);
6) ViaMobilidade (prefixos a partir de PL300);
Informações indicam que o total de veículos adquiridos entre este e o próximo ano pode chegar a 150, tendo além dos ligeirinhos, uma boa parte de veículos da categoria intercambiável, todos com o chassi da marca instalada em Curitiba.
Confira a notícia na íntegra:
Reconhecida por abrigar um dos melhores sistemas organizados de transporte urbano de passageiros do Brasil, Curitiba (PR) começa a
receber as primeiras unidades de um lote de 95 novos ônibus Volvo
B320R. Produzidos no complexo industrial da marca na capital paranaense,
os chassis rodarão no sistema Ligeirinho, como são conhecidos os
veículos nas cores prata ou cinza que trafegam em roteiros
complementares das linhas expressas e interbairros, com embarque e
desembarque em nível nas estações-tubo.
Os ônibus foram adquiridos pelas empresas
Expresso Azul, Autoviação Redentor, Viação Cidade Sorriso, Transporte
Coletivo Glória, Autoviação São José dos Pinhais e SPE Via Mobilidade. O
B320R é o chassi Padron da Volvo, com capacidade para até 80 pessoas,
com 13,20 metros de comprimento. Encarroçados pela Caio e Marcopolo, os
chassis deverão ser entregues em sua totalidade até o final do ano. As
aquisições dão sequência à renovação da frota de Curitiba, que soma
cerca de 1.100 veículos.
“Estamos orgulhosos de promover mais uma grande
venda para operadores que atuam em Curitiba, a cidade que a Volvo
escolheu para ser sua casa brasileira há quase 50 anos”, afirma Paulo
Arabian, diretor comercial da Volvo Buses no Brasil. A capital do Paraná
é considerada a origem do BRT, o sistema que utiliza ônibus em
corredores exclusivos, com embarques em nível e bilhetagem pré-paga para
dar mais agilidade ao transporte coletivo de passageiros. “Acompanhamos
de perto as necessidades da Prefeitura, do órgão gestor do sistema e
dos operadores. Estamos contentes pela cidade mais uma vez investir em
ônibus novos, seguros e de alta qualidade”, destaca o executivo.
Silencioso e econômico: O B320R tem motor traseiro e é um chassi de
grande conforto e baixo nível de ruído. Além disso, a versão urbana
possui uma caixa de câmbio automática, que permite trocas de marcha
muito suaves e um excelente custo operacional para as empresas.
Os novos ônibus de Curitiba são o mais recente
lançamento da marca e estão chamando a atenção de transportadores de
todo o País, em cidades como Ribeirão Preto, Brasília e Rio de Janeiro.
“Os resultados mostram também um excelente consumo de combustível. Assim
como nos modelos rodoviários, os chassis urbanos Euro 6 da Volvo têm
alta eficiência energética”, observa Arabian.
O B320R tem o motor D8K Euro 6, de 320 cv de
potência e 1.200 Nm de torque. Ele contribui para uma operação
silenciosa e confortável para os passageiros e melhor dirigibilidade
para o motorista. O propulsor é bastante similar ao dos caminhões VM, o
que confere ao ônibus uma posição ainda melhor no mercado, por causa da
grande disponibilidade de peças nas concessionárias e profissionais
altamente capacitados pela fábrica para manutenção.
“A venda dos chassis foi feita pela Nórdica,
concessionária Volvo que atende a capital e parte do interior do
Paraná”, explica Humberto Costa, gerente regional de vendas de ônibus da
Volvo. Parte dos veículos teve financiamento viabilizado pelo Banco
Volvo.
Curitiba, 28 de outubro de 2024.
Imagem meramente ilustrativa divulgada pela Volvo, apenas como demonstração de como deve ficar os veículos com carroceria Torino da Marcopolo.
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PRIMEIRO CAIO MILLENNIUM V DE CURITIBA É FABRICADO
Foi visto na fábrica da Caio em Botucatu, São Paulo, o primeiro ônibus do modelo Millennium V destinado para o sistema de transporte de Curitiba.
Com chassi Volvo, o ônibus é da categoria ligeirinho, adquirido pela Auto Viação Redentor e com prefixo HL332. O veículo é a primeira aparição dentro da renovação de 95 novos ônibus Volvo para o sistema de Curitiba.
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VIAÇÃO NOBEL RECEBE ÔNIBUS 0KM DE CARROCERIA MASCARELLO, SENDO OS PRIMEIROS COM ESTA CARROCERIA NA EMPRESA.
A empresa Viação Nobel de Fazenda Rio Grande está recebendo 13 novos ônibus de carroceria Mascarello GranVia 2024.
Com chassi Volkswagen 17.230 Euro VI, os carros são os primeiros de carroceria da marca paranaense adquiridos pelo grupo Leblon, a qual a empresa faz parte. Os veículos tem prefixos entre 31064 e 31076, sendo que até o momento chegaram em nossa região pelo menos 7 carros: 31064, 31065, 31066, 31067, 31068, 31069 e 31071. Estes novos ônibus devem substituir uma boa parte da frota de veículos remanescentes da época da gestão da URBS na empresa, caracterizados pela cor laranja.
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VIAÇÃO PIRAQUARA ADQUIRE MAIS MASCARELLO'S 0KM
Outra empresa que está recebendo novos ônibus da encarroçadora Mascarello é a Piraquara. Os 9 veículos adquiridos pela viação vem como uma nova remessa do modelo GranVia 2024, modelo o qual a empresa recebeu algumas unidades no mês de dezembro, porém, desta vez os carros contam com chassi Volkswagen 17.230 S Euro VI.
Os novos ônibus estão chegando gradativamente, com as primeiras unidades vindo de Cascavel juntamente com as aquisições da empresa Nobel.
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EMPRESAS EXPRESSO AZUL E COLOMBO ADQUIREM NOVOS ARTICULADOS. OS VEÍCULOS JÁ ESTÃO ATUANDO EM LINHA REGULAR.
Cinco novos ônibus articulados foram adquiridos pelo Grupo Zen, que reúne algumas empresas da região. Com 3 unidades recebidas pela Expresso Azul e 2 pela Viação Colombo, os veículos do modelo Marcopolo Torino 2014 Express com chassi Mercedes-Benz O500MA Bluetec 6 já iniciaram operação nas linhas de Pinhais e de Colombo.
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VIAÇÃO ANTONINA RECEBE 6 ÔNIBUS PARA SUA FROTA
A Viação Antonina está recebendo 6 ônibus para incorporação em sua frota. O primeiro -24297-, trata-se de um Marcopolo Torino 2014 com chassi Mercedes-Benz OF-1721L BT5, que originalmente já rodava na região, mais precisamente em Araucária, sendo o antigo 221 da extinta empresa Tindiquera. O
24296 é um Caio Apache Vip IV com chassi Volkswagen 17.230 OD EuroV
V-Tronic, que também já atuava na região, na cidade de Campo Largo,
sendo o antigo 600 da empresa N. S. Piedade.Já
os carros 24295, 24294 e 24293 possuem a mesma carroceria da Caio, com o
chassi da Volkswagen na versão 17.230 ODS e rodavam oríginalmente em
Juiz de Fora - MG. Estes também atuaram na região como escolar em Campo
Largo pela empresa Piedade.
Por último, o carro 24292, também proveniente de Juiz de Fora, atuava na Piedade de Campo Largo com o prefixo 577, sendo de chassi Volvo B270F e também de carroceria Caio Apache Vip IV._____________________________
VEÍCULOS REMANESCENTES DA CCD EM POSSE DA VIAMOBI VOLTAM A PASSAR POR REPREFIXAGEM
Os biarticulados de prefixos DE711, DE702 e DE708, pertencentes a nova operadora da capital, receberam novos prefixos. Agora identificados como PE846, PE847 e PE848 respectivamente, estes são os primeiros ônibus da ViaMobi a ter a troca de prefixo após o repasse de parte da frota para a Viação Cidade Sorriso.
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REFORMULAÇÃO DE PREFIXOS PREVISTOS NA FROTA DA VIA MOBI.
CONFIRA COMO DEVEM SER REPREFIXADOS OS CARROS DA EMPRESA SUBSTITUTA DA CCD APÓS REPASSE DE PARTE DA FROTA PARA A VIAÇÃO CIDADE SORRISO.
O repasse de parte de veículos remanescentes da empresa CCD para a Viação Cidade Sorriso (cerca de 1/3 do total), culminou na retificação dos prefixos previstos para boa parte da frota que segue com a ViaMobi. Teremos, por exemplo, um ''furo'' na sequência dos prefixos dos carros alimentadores, considerando o repasse de parte dos veículos desta categoria para a Sorriso após a prefixagem dos carros que vieram da Expresso Azul (PA28x) ao final da sequência dos mesmos. Segue abaixo a lista atualizada com os novos prefixos previstos:
Atual - Novo Prefixo
DA011 - PA299 *
DA013 - PA298 *
DA023 - PA297
DA290 - PA296
DA292 - PA295
DA293 - PA294
DA027 - PA293
DA029 - PA292
DA033 - PA291
DA300 - PA499 *
DA301 - PA498 *
DN400 - PA944 / PA949 * (***)
DC086 - PC299
DC293 - PC298
DC088 - PC297
DC089 - PC296
DC090 - PC295
DC091 - PC294
DC092 - PC293
DC093 - PC292
DC292 - PC291
DN602 - PC949
DN603 - PC948
DN604 - PC947
DN607 - PC946
DN608 - PC945
DN609 - PC944
DC850 - PC943
DC851 - PC942
DC854 - PC941
DC855 - PC940
DE699 - PE699
DE698 - PE698
DE704 - PE849
DE708 - PE848 **
DE702 - PE847 **
DE711 - PE846 **
DE706 - PE845 **
DE714 - PE844
DE715 - PE843
DE722 - PE842
DE716 - PE841
DE719 - PE840
DE720 - PE839
DE721 - PE838
DR803 - PL699
* Prefixo previsto igual a primeira projeção.
** Veículo que já iniciou operação com novo prefixo.
*** O prefixo divulgado na primeira lista é PA944, porém considerando o início da sequência decrescente, este deverá receber o prefixo PA949.
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OUTRAS NOTÍCIAS
- O ônibus elétrico recém adquirido pela Viação Redentor e que atuou anteriormente em testes em Curitiba começou a operar na linha 863 - Água Verde.
- O veículo recém remanejado para o serviço alimentador na empresa Via Mobi, de prefixo PA999, iniciou operação. O carro está fixo na linha 560 - Alferes Poli. (Foto: Fernando C. A. Rocha) Outro veículo que iniciou operação, este estreando em linha urbana de Curitiba, é o de prefixo CA299. Antigo metropolitano das linhas de ligação para Colombo, o carro está rodando em seus primeiros dias na linha especial X42 - Cabral / Capão da Imbuia.
- O articulado que estava atuando em testes em linha urbana de São José dos Pinhais, de prefixo 99-700, retornou para sua empresa proprietária, a Viação Piraquara, onde já retornou a operação com o prefixo original, 29412.
- Conforme noticiado na edição anterior, os veículos de prefixos 23172 e 23173 da viação Colombo foram repassados para o serviço municipal. O primeiro recebeu o prefixo na sequência padrão municipal, sendo agora o 2197. Porém, o carro 23173 permaneceu com boa parte do layout do sistema metropolitano, incluindo o prefixo que ficou como "3173".
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>Veículos (início operação)
CA299_Santo Antônio (ex-: 18G18_'' / 18030_Sto.Ângelo)
HI050_Redentor (ex-: XY046_Redentor / Sorriso)
PA999_Via Mobi (ex-: DN029_CCD)
PE846 (ex-: DE711_CCD), PE847 (ex-: DE702_CCD), PE848 (ex-: DE708_CCD)_Via Mobi
PL488 (ex-: DL310_CCD), PL489 (ex-: DL308_CCD), PL491 (ex-: DL304_CCD), PL496 (ex-: DL301_CCD)_Via Mobi
15R85, 15R86_Leblon (ex-: PE)
15431, 15432_Leblon (ex-: PE)
15439_Leblon (ex-: PE)
17429, 17430, 17431_Exp. Azul
23421, 23422_Colombo
24292_Antonina (ex-: MG / 577_Piedade)
24293, 24294, 24295_Antonina (ex-: MG)
24296_Antonina (ex-: 600_Piedade)
24297_Antonina (ex-: 221_Tindiquera / Foz do Iguaçu / Palmas)
26041, 26042, 26043, 26044, 26045_V. Sul
29412_Piraquara (ex-: 29412_'' / 99-700_São José)
2197_Colombo (ex-: 23172_") [Mun.CLB]
3173_Colombo (ex-: 23173_") [Mun.CLB]
Em comemoração aos 4 anos de nosso blog, anunciamos algumas das novidades previstas:-
Página de documentação e informações do sistema de transporte de
Curitiba e Região Metropolitana, contemplando a sua situação atual e
histórica;
-
Página de vídeos sugeridos da plataforma Youtube, com registros antigos
de ônibus da nossa região postados em diversos canais;
- Criação de revista digital com edições anuais;
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Publicação: 31.out.2024 23h15
O articulados que virão para Curitiba serão Volvo?
ResponderExcluirA princípio os articulados serão Mercedes. O primeiro deles segundo informações já está pronto na fábrica da Marcopolo, um intercambiável de 7 portas para utilização em linhas da Linha Verde. Nos próximos dias deve aparecer fotos deste.
ExcluirObrigado.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
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