CURITIBA IMPLANTA PAGAMENTO DA TARIFA POR CARTÃO DE CRÉDITO, SMARTPHONES E RELÓGIOS INTELIGENTES
Os usuários do transporte coletivo de Curitiba já podem pagar a
passagem com cartão de débito e crédito à vista, relógios inteligentes e
smartphones. A novidade está disponível, desde 18 de março nos 22 terminais e nas 335 estações-tubo da cidade. Dentro de no
máximo um mês após a implantação, a opção estará disponível também dentro das 254 linhas
de ônibus da capital.
O pagamento por cartões e celulares funciona por
aproximação, sem contato (contactless) e sem a necessidade de digitar
senha. A novidade traz praticidade, comodidade e mais segurança para o
usuário, já que reduz a circulação de dinheiro, ressalta o presidente da
Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto. A ideia é também
atrair mais passageiros para o sistema, como turistas e pessoas que não
têm cartão-transporte.
Para pagar a passagem com esta nova opção, o usuário deverá,
obrigatoriamente, ter um cartão de débito ou crédito que possua a
tecnologia por aproximação (NFC) – na qual basta encostar no validador
para efetuar o pagamento. A tecnologia NFC é a sigla para Near Field
Communication (algo como comunicação de campo próximo, na tradução em
português), que permite a de troca de dados sem fio por aproximação
entre dois dispositivos em apenas alguns segundos, e que pode ser
utilizada para diversas finalidades – inclusive pagamentos, como de
passagens do transporte coletivo.
Os cartões que usam a tecnologia contactless possuem um símbolo de
transmissão que lembra o símbolo do wi-fi, só que deitado. É necessário
habilitar e ativar a função previamente junto ao banco. A cobrança da
tarifa aparecerá na fatura ou no extrato da conta corrente do usuário.
Bandeiras: O sistema vai aceitar pagamento com as bandeiras Visa, Mastercard e
Elo. O valor da passagem é mesmo cobrado em dinheiro e cartão-transporte
(R$ 5,50), mais a taxa que o usuário pagará à operadora, de 2,07% (R$
0,12) por bilhete.
O usuário poderá pagar até três passagens por viagem/validador, com o
intervalo de 15 minutos para a próxima compra de até três passagens.
O preço da passagem de R$ 5,50 (mais a taxa de conveniência) nos
cartões de crédito e débito valerá para todos os horários e linhas,
inclusive nas que operam com bilhete a R$ 4,50 fora dos horários de pico
(já que esse benefício é concedido apenas para pagamento em
cartão-transporte Urbs)
O pagamento permitirá, assim como o dinheiro e o cartão-transporte, a
integração com demais linhas em terminais e estações-tubo, sem ter
necessidade de pagar mais uma passagem.
Celular: Para pagamento por telefone celular, o usuário precisa verificar se o
seu aparelho está habilitado para a tecnologia NFC. Caso esteja, é
necessário que cadastre o seu cartão em uma carteira digital, como Apple
Pay, Google Pay ou Samsung Pay. Relógios inteligentes (smartwatches),
como Apple Watch, Samsung Gear e semelhantes, também podem ser usados
nos validadores, assim como as pulseiras com chip (smartbrands).
Saiba mais como usar essa nova modalidade de pagamento:
1. Como eu faço para pagar a tarifa de ônibus com cartão de crédito ou débito?
Para pagar a tarifa, basta aproximar o cartão de crédito ou débito que
apresente o sinal de pagamento por aproximação do validador, tal como é
feito com cartões de transporte convencionais.
Você também pode aproximar seu celular com as carteiras digitais –
Samsung Pay, Apple Pay e Google Pay – ou qualquer outro dispositivo de
pagamento, como relógios, pulseiras ou adesivos.
2. Quais cartões são aceitos nos ônibus?
Serão aceitos os cartões de débito e crédito Mastercard, Visa e Elo que apresentem o símbolo de quatro ondas impresso.
3. Devo me cadastrar em algum lugar no transporte coletivo para poder pagar a tarifa com meu cartão por aproximação?
Não é necessário nenhum tipo de cadastro prévio. Basta aproximar o cartão ou dispositivo móvel da leitora para pagar.
4. Como eu sei se o meu cartão já tem essa tecnologia disponível?
Os cartões com a tecnologia de pagamento por aproximação possuem um
símbolo de transmissão que lembra o símbolo do wi-fi, só que deitado.
Você pode consultar o banco ou instituição financeira emissora do seu
cartão para confirmar essa informação.
5. Como identifico quais ônibus aceitam o pagamento por cartão de crédito e debito?
Os símbolos das bandeiras aceitas (Mastercard, Visa, Elo) estarão presentes nos ônibus, tubos e terminais.
6. Qual é a diferença de pagar com cartão de crédito/débito ou com o cartão-transporte?
O procedimento para pagamento é o mesmo, basta você aproximar do
validador seu cartão de débito ou crédito que possua a tecnologia por
aproximação. Ao pagar com cartões e celular por aproximação, é possível
fazer integração entre linhas nos terminais e estações-tubo sem pagar
mais uma passagem. Entretanto, os cartões de débito/crédito não oferecem
o benefício de integração temporal (aquela em que é possível trocar de
linhas, sem pagar passagem, fora de terminais e estações, dentro de um
tempo determinado). Essa função está disponível apenas para
cartão-transporte.
7. Posso pagar quantas tarifas por viagem? Qual é o tempo mínimo de intervalo para passar o pagamento novamento? Você poderá pagar até 3 passagens por viagem / por validador. Com o intervalo de 15 minutos para a próxima 3 passagens.
8. Os valores são diferentes da tarifa vigente ?
Sim. porque é cobrada uma taxa de conveniência pela operadora, de R$
0,12 por passagem que é paga nessa modalidade. Assim, o valor é de R$
5,62 por embarque.
9. Por que não precisa de senha?
Para garantir facilidade, agilidade e segurança nas suas transações, não
é exigido que você digite senha para valores, conforme regras do seu
cartão.
10. Como devo utilizar o meu celular na catraca?
Abra a carteira digital de seu celular, se autentique e aproxime-o do
validador habilitado, no mesmo local onde os cartões tradicionais de
transporte são aproximados.
11. Se eu tiver dois cartões por aproximação na carteira, qual o validador do ônibus vai considerar?
Recomendamos que você aproxime do validador apenas o cartão que deseja usar.
12. Se o meu cartão for crédito e débito, vai ser cobrado em qual função?
Depende da aplicação principal do seu cartão (que é definida pelo
banco/emissor do cartão). Você pode entrar em contato com a central de
atendimento de seu banco/emissor para obter essa informação. Cada banco
também pode ter um limite diferente de utilização de pagamentos nessa
modalidade.
13. O que fazer se o pagamento não for autorizado?
Caso seu pagamento não seja autorizado, procure a instituição emissora
do cartão. Em caso de bloqueio da passagem no validador, procure os
canais de atendimento do 156.
14. É possível ativar a função de pagamento por aproximação no meu cartão atual?
O pagamento por aproximação não pode ser ativado em um cartão que não
seja preparado para essa tecnologia. Se o seu cartão não possui o
símbolo com 4 ondas impresso no plástico, é necessário entrar em contato
com o banco emissor para fazer o pedido de um novo cartão. No entanto,
você pode usar o seu cartão por meio do seu celular e, para isto, você
precisa verificar se o seu aparelho está habilitado para a tecnologia
NFC. Caso esteja, é necessário que você cadastre o seu cartão em uma
carteira digital, como, por exemplo, Apple Pay, Google Pay ou Samsung
Pay.
Fonte: Prefeitura de Curitiba
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REUNIDAS ADQUIRE MAIS ÔNIBUS, DESTA VEZ COM CHASSI VOLVO
A empresa Reunidas que recentemente adquiriu três novos Marcopolo Torino 2014 e chassi Mercedes-Benz OF-1724L, efetuou a compra de mais ônibus, desta vez com chassi Volvo B270F na mesma carroceria. Foi registrado o carro 30045, o que confirma ao menos 3 carros (30043, 30044, 30045)
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GRUPO ZEN REPASSA ÔNIBUS METROPOLITANOS PARA O OESTE DO PARANÁ
As empresas Expresso Azul e Colombo, pertencentes ao Grupo Zen, repassou alguns veículos para Foz do Iguaçu, onde devem rodar temporariamente no sistema do município. Neste repasse destaca-se dois Torino's 2014/OF-1721 BT5 da Expresso Azul que chegaram à empresa em 2019. Entre os veículos da região que agora circulam em Foz do Iguaçu estão também carros da Tindiquera, que encerrou suas atividades. A Viação Colombo desativou parte de seus Viales/OF-1722M que de imediato foram para Foz. Já os carros da Expresso Azul podem retornar para a empresa, apesar de ter a previsão da chegada de 5 novos veículos para a empresa (maiores detalhes nesta edição).
Há também carros que assim como os demais 1728x são oriundos do transporte urbano da capital, porém não chegaram a rodar no metropolitano, sendo os que seriam 17286 (ex-JA011) e 17289 (ex-JC006)
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QUATRO BARRAS GANHA TRANSPORTE MUNICIPAL GRATUITO. CASTELO BRANCO EMPRESTA ÔNIBUS DA PIRAQUARA
Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba, terá tarifa zero
para o transporte coletivo que opera dentro do município. O anúncio foi
feito nesta quarta-feira (9) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior
e pelo prefeito Loreno Tolardo e passará a valer a partir de 21 de
março. A cidade é a primeira na Região Metropolitana a implantar o
benefício, que atende cerca de 11,7 mil passageiros que embarcam nos
ônibus diariamente.
A isenção do valor da passagem foi possível com a assinatura de um
Termo de Cooperação entre Prefeitura de Quatro Barras e o Governo do
Estado, por meio da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba
(Comec), que prevê a divisão do subsídio tarifário entre o Estado e o
município.
Hoje, a passagem em Quatro Barras é de R$ 4,75, porém, a tarifa
técnica – que é o custo do sistema dividido pelo número de usuários – é
de R$ 8,79. Deste valor, R$ 4,04 são pagos pelo Governo do Estado, que
investe cerca de R$ 16 milhões mensais como forma de subsídio para a
rede intermunicipal de transporte, permitindo a integração de 19 cidades
da Região Metropolitana com a Capital, com a circulação de 219 mil
passageiros por dia.
Agora, o restante da tarifa passa a ser subsidiado também pelo
município, em um investimento mensal previsto de cerca de R$ 160 mil. “É
um projeto pioneiro que vai beneficiar muito a população de Quatro
Barras. Com estudo e planejamento, a iniciativa pode ser levada a outras
cidades para melhorar o transporte público, que é um grande desafio
para os gestores”, destacou Ratinho Junior.
O prefeito de Quatro Barras disse que a medida vai incentivar o
deslocamento das pessoas na cidade, influenciando no comércio local e
reduzindo o custo das empresas, que já não terão mais gastos com
vale-transporte.
“As pessoas vão usar o transporte público para se deslocar de forma
gratuita dentro da nossa cidade, o que vai fomentar o comércio local.
Também é uma boa estratégia para atrair investimentos”, disse. “É um
projeto fantástico e inovador, que só foi possível com a parceria com o
Governo do Estado e a Comec”, afirmou Tolardo.
ESTUDOS– O novo modelo em Quatro Barras foi
proposto a partir de estudos feitos pela equipe técnica da Comec.
Segundo o presidente Gilson Santos, a ideia é incentivar outras cidades a
adotarem o modelo. “Isso é um ganho para a própria municipalidade e
principalmente aos usuários do transporte coletivo. Precisamos de
iniciativas inovadoras que valorizem o transporte e resgatem sua
importância como direito social”.
Segundo ele, há algum tempo a Comec estudava iniciar um
projeto-piloto de tarifa zero em algum município da Região
Metropolitana, com o intuito de fortalecer o gerenciamento do sistema de
transporte local. “Com isso, a comunidade pode transitar pela cidade
sem pagar pela tarifa. O Estado apoia com o pagamento de uma parcela do
subsídio, mas a prefeitura entra com a maior parte. A população só paga a
passagem se for sair da cidade, para se deslocar aos municípios
vizinhos, por exemplo”.
Para usar o benefício, ainda será necessário utilizar o cartão
Metrocard, pois ele fornece informações importantes para o sistema, como
o número de usuários das linhas. A utilização do cartão, porém, não vai
resultar na cobrança da tarifa.
LINHAS– Além da tarifa zero, o convênio também
prevê a ampliação nas linhas do transporte coletivo de Quatro Barras,
que passa de duas para quatro: Borda do Campo, atendendo a região; São
Pedro-Menino Deus, na região da Britanite; Palmital-Ribeirão do Tigre,
na região do Rio do Meio; e Santa Luzia, atendendo a região.
Todas as linhas municipais farão parada no Terminal Municipal de
Quatro Barras, onde o usuário pode fazer conexão com Curitiba e Campina
Grande do Sul. Para fazer a integração, porém, o usuário pagará as
tarifas de R$ 4,75, para pagamento no cartão, ou de R$ 5,50, para
pagamento em dinheiro. Fonte: COMEC
Os ônibus para essas linhas e que receberam a plotagem do transporte gratuito são: 25121, 25122, 25123, 25124 (NeobusMega2006 / VW17.230EOD), 25126 (MarcopoloTorino2007 / MB OF1722M) e 25140 (MarcopoloTorino2014 / VolvoB270F).
Devido a colocação destes carros exclusivamente para estas linhas, com carros fixos e reservas, a Castelo necessitou de mais ônibus para operação das demais linhas. A empresa diante disso efetuou o empréstimo de três Comil Svelto 2008 / Volkswagen 17.230 EOD da Viação Piraquara, sendo os carros 29287, 29288 e 29289, antigos alimentadores. Os mesmos já estão em operação pela ''25'' e por se tratar de empréstimo, continuaram com os mesmos prefixos. A cor laranja destes carros é inédito na empresa, que opera apenas com veículos na cor branca.
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DEVIDO À OBRAS, LINHAS DA REGIÃO SUL PASSAM POR ALTERAÇÕES
A interdição da ponte da Rua Eduardo P. da Rocha sobre a linha férrea Ctba/SC no Alto Boqueirão modificará linhas que trafegam pelo local. A linha 535 - Boqueirão / Pinheirinho fará um grade desvio trafegando pelas ruas Tijucas do Sul e Ourizona no sentido Boqueirão e pelas ruas Nova Aurora e Tijucas do Sul no sentido Pinheirinho. Já a linha 536 - Zoológico foi temporariamente desativada, sendo o atendimento ao Zoo agora realizado por uma nova linha (X06-S. Cercado / Zoológico) que conectará o parque ao terminal do Sítio Cercado. Já para os moradores da parte urbana onde a linha trafegava, o atendimento será feito pela linha X03 - Vila Nova / Boqueirão. Também haverá atendimento à região do Osternack pela linha X07 - Especial Sítio Cercado.
Projetos de extensão de linhas
existentes com alteração de ponto final/inicial em Curitiba: A06, A77 passando a ir até o Terminal Guadalupe.
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OUTRAS NOTÍCIAS
-O estado do Paraná ganhou uma nova sequência de emplacamento. SDP0A01 e SFO9Z99 é a terceira sequência do estado. Com isto, até o momento as sequências de placa do Paraná são: 1) AAA0A01 ~ BEZ9Z99 ||| 2) RHA0A01 ~ RHZ9Z99 ||| 3) SDP0A01 ~ SFO9Z99. A 2° sequência durou por um ano e a nova deve ser utilizada nos próximos 3 anos, a partir daí podendo haver uma outra sequência ou finalmente o aproveitamento das sequências já existentes, já que a letra inclusa no padrão mercosul possibilita mais combinações de placa.
-A linha 303 - Centenário / Campo Comprido, operada pelas empresas CCD (D) e Araucária (L) há 2 meses está operando com carros inéditos. São articulados e biarticulados da Viação Redentor (H) que estão rodando em tabelas cheias e extras a serviço da Araucária. Além da Redentor, também houve empréstimos de biarticulados da Viação Sorriso para a empresa. Para esta linha estão sendo escalados biarticulados Caio Millennium II / Volvo B12M (HD24x, HD25x), idênticos aos LE84x fixos da linha, assim também como o GD346 e GD348 da mesma configuração, chegaram a operar em extra. HE706 é outro veículo inédito mas de configuração idêntica aos operantes fixos da linha (Neobus Mega BRT 2011 / Volvo B340M) e chegou a rodar por um dia na linha.
Entre os veículos incomuns na 303 está sendo escalado nos últimos dias o carro HR045 (Marcopolo GranViale / Volvo B12M). O articulado HE603 (Caio Millennium BRT 2017 / Volvo B340M) também foi escalado em uma seção.
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-Os carros 22034, 22035, 22036, 22037 e 22038 (Ex-: DF) da Campo Largo, 26102, 26288 (ex-26A27), 26596 (ex-HR119) da Viação do Sul foram desativados. Além destes, também os carros 23160, 23161, 23162, 23163, 23165, 23166, 23170, 23171 da Colombo foram desativados e repassados temporariamente pa Foz do Iguaçu, conforme citado acima.
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-O carro CA602 da Santo Antônio sofreu um incêndio criminoso indo a perca total. Desde então o carro CB697 tem rodado sempre na linha 216 - Cabral / Portão, onde o CA602 era fixo e estava operando no momento da ação criminosa. É possível que haja o remanejamento de um de seus interbairros articulados ou ainda um dos metropolitanos para o serviço alimentador.
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-A empresa Expresso Azul deve receber nos próximos dias, 5 novos multimodais e 2 novos articulados para as linhas metropolitanas. Os carros estão sendo produzidos pela Marcopolo, portanto devendo ser de modelo Torino 2014 e Torino 2014 Express (ainda sem informação do modelo de chassi) e terão prefixos 17M01 a 17M05 e 17426 a 17427 respectivamente.
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-O carro 18049 (ex-18G41) da Santo Ângelo originalmente na cor laranja, foi repintado na cor branco califórnia.
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SEÇÃO RODOVIÁRIOS
Rimatur segue trazendo novidades
A empresa está adquirindo novos Busscar El Buss 320 FT com chassis Volvo e Volkswagen.
El Buss 320 FT / Volvo B270FOs Volvos já estão na ativa e os Volkswagen estão sendo finalizados. Segue vídeo com um dos Volkswagen em processo de acabamento, fazendo testes por Joinville.
Vídeo com carros recém fabricados na Busscar, entre eles um dos El Buss 320 FT da Rimatur (Tempo do vídeo: 09:47~12:29).
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>Linhas (Início/término operação)
X03 - BOQUEIRÃO / VILA NOVA Início
X06 - SÍTIO CERCADO / ZOOLÓGICO Início
X07 - ESPECIAL SÍTIO CERCADO Início
O11 - BORDA DO CAMPO Início
O12 - SÃO PEDRO / MENINO DEUS (Antiga Jd. Pinheiros) Remod.
Estamos aqui de passagem. Fazemos nossa parte
nesta curta mas intensa existência para deixar nossa marca no mundo E a
Exponi, através de seus organizadores, busca eternizar pedaços de cada
período da história através do incentivo a pessoas e empresas para que
conservem veículos antigos, especialmente ônibus.
E se faz isso pensando nos pioneiros, naqueles que ajudaram a erguer
as primeiras empresas de transporte coletivo do Brasil que, sobretudo,
ajudaram a construir o país, desbravando regiões, abrindo estradas e
novas fronteiras, transportando junto com as pessoas, sonhos de uma vida
melhor.
A Exponi tem o objetivo do reencontro. Reencontrar amigos,
reencontrar laços, reencontrar ônibus que marcaram época, reencontrar
histórias muitas vezes já esquecidas num canto de nossa memória e que se
aguçam ao ver as cores e formas dos veículos expostos. Porque o evento é
pura sensação, ouvir os roncos dos motores faz brilhar os olhos de
entusiastas e colecionadores de veículos, sentir a textura do tecido dos
bancos faz com que lembremos dos momentos em que ali viajamos, seja
dentro da cidade ou para outra região, em busca de nossos objetivos
pessoais e profissionais em tempos que, teoricamente, não voltam mais. Ou voltam, porque, afinal, a tradição do transfer gratuito a partir
da rodoviária de Curitiba ao local do evento, feita em um ônibus antigo
preservado, dá a tônica de que cada pedaço do evento é pensado com muito
carinho e dedicação dos organizadores em parceria com as empresas e
particulares que mantém os veículos. Além disso a Exponi conta com um
Espaço Kids para as crianças, o Espaço Rosa de acolhimento do público
feminino, uma Praça de Alimentação e apresentações culturais ao longo do
período de abertura ao público.
A 10.ª Exposição de Ônibus Novos e Antigos, chamada Exponi 10, será
realizada na garagem da Auto Viação Redentor, bairro CIC na região sul
de Curitiba, no dia 14 de maio de 2022. O icônico número 10, intimamente
atrelado ao melhor jogador de um time de futebol, coroa neste caso um
evento vencedor que conseguiu façanhas ao longo de seus 18 anos de
existência, maioridade representada pela profissionalização cada vez
mais presente a cada edição. E, se falamos nos pioneiros, a Auto Viação Redentor é um dos exemplos
disso. Uma das maiores e mais tradicionais empresas de transporte
coletivo da capital paranaense será a anfitriã desta nova edição do
evento.
A expectativa dos organizadores na 10.ª Exponi é apresentar cerca de
80 ônibus, desde veículos antigos preservados e restaurados por empresas
até modelos recém incorporados às frotas de operação de linhas
regulares e turismo. O evento será uma oportunidade para os visitantes
conhecerem as tendências tecnológicas e de conforto dos veículos mais
modernos disponíveis no mercado, e ainda recordar os pioneiros do
transporte coletivo no Brasil. Para as empresas não há custo para expor
os ônibus, basta reservar o espaço com bastante antecedência.
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