31 julho 2021

Ctbus.info | Ed. 8.2 | Sáb, 31.Jul.2021



NOVO TRIAR COMEÇA A FUNCIONAR EM ARAUCÁRIA. 
CONFIRA AS NOVIDADES DO SISTEMA COM AS NOVAS EMPRESAS.

   No dia 26 de julho de 2021, segunda-feira, iniciou a operação do TRIAR - Transporte Integrado de Araucária com as 3 novas empresas que venceram a licitação. Apenas a empresa Imperial trouxe veículos novos antes da estréia. A Francovig recebeu seus novos veículos esta semana. O contrato prevê a compra de veículos novos pelas empresas, podendo também ser incorporados carros usados com idade máxima de quatro anos. Enquanto os carros definitivos não chegam, a Francovig e a Sharp estão operando com carros provisórios, tendo diversidade de configurações e pinturas mistas. A Sharp Turismo no entanto está operando de forma emergencial, mesmo tendo vencido a licitação, há impasses judiciais na operacionalização, conforme reportagem: 

   A distribuição de veículos e linhas ficou da seguinte forma:
Francovig: 31 carros / 17 linhas; Imperial: 24 carros / 3 linhas; Sharp: 40 carros / 27 linhas.

   Confira os carros que estão operando no novo Triar:

>IMPERIAL:
   Dentre as três empresas, a Imperial foi a única a já iniciar com carros novos e definitivos.
   A empresa adquiriu 24 Caio Apache Vip IV, chassi Mercedes-Benz OF-1721, com nova pintura do sistema TRIAR nas cores azul e amarelo. 
Carro da Imperial ainda na fábrica da Caio em Botucatu. Os veículos estão rodando em Araucária ainda sem placa.



>FRANCOVIG:
   A empresa está operando com carros provenientes da J Marcondes, Trans Isaak e outras empresas. Entre eles há veículos que rodavam no sistema urbano/metropolitano de Curitiba, nas empresas Glória e Castelo Branco. Há inclusive um carro que operava no próprio sistema TRIAR pela Tindiquera, o qual havia sido desativado da empresa há alguns anos
e está novamente nas linhas da região.
Ex-: CB025_Luz, AC283_Marechal, BC283_Glória

Ex-: 25113_Castelo





Ex-: 122_Tindiquera

   Aos poucos os novos carros da Francovig chegam. Um deles, o 202 já estreou em linha. Com isso o carro 202 provisório deve ter sido desde já retirado para evitar a duplicata de prefixo, devendo seguir desta forma conforme  os demais carros sejam incorporados.



>SHARP:
   A empresa está operando com carros na grande maioria proveniente da Trans Isaak, inclusive com carros da São Braz que ainda estavam operando no sistema metropolitano. Tem também alguns carros do novo SITES de Curitiba e carros usados que devem ir para a São Braz, já tendo recebido a pintura na cor metropolitana.

Carro 111 provisório da Sharp. Ex-: 21A34, 21004_São Braz 


Carro provisório 136 da Sharp. Veículo adquirido pela Trans Isaak para a operação do SITES

Acima e abaixo carros provisórios da Sharp pertencentes à Trans Isaak, que devem ser destinados à São Braz para linhas metropolitanas. Um ainda na pintura da empresa capixaba e outro já na pintura para a próxima empresa.

Ex-: 21A42; 21012_ São Braz

Carro que também deve ir para a São Braz em breve.


Acompanhe em tempo real o monitoramento dos ônibus do TRIAR


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CARRO METROPOLITANO É REMANEJADO PARA O SISTEMA URBANO DE CURITIBA
É O PRIMEIRO REMANEJAMENTO DO TIPO DESDE O DESCONTINUAMENTO DO GERENCIAMENTO DO TRANSPORTE METROPOLITANO PELA URBS.

   O carro 16017 da Tamandaré (ex-16A90) foi remanejado para o sistema urbano de Curitiba ganhando o prefixo KA299 pela filial da mesma.
16A90 ainda 0 km no ano de 2008. Posteriormente 16017.
Neobus Mega 2006 / Mercedes-Benz OF-1722M

Esta conversão é inedita desde a entrada da COMEC no sistema metropolitano em 2015. Antes disso, com a administração da URBS no transporte de Curitiba e da RMC, era comum o remanejamento de metropolitano para urbano e vice-versa, além do remanejamento entre empresas urbanas e entre empresas metropolitanas. Quando da separação, ficando a COMEC responsável pelo transporte coletivo na RMC, ficou restrito às empresas do transporte urbano apenas o remanejamento de um veículo que opere na parte urbana. No entanto, em dezembro do ano passado foi firmado pela URBS em termo aditivo do contrato (Acesse aqui), uma flexibilização nas permissões de aquisição de veículo, possibilitando a incorporação pelas empresas urbanas de quaisquer carros do transporte metropolitano, desde que tenha operado pela URBS e ainda esteja no padrão de configuração URBS da época da aquisição do veículo.
   O KA299 passou pelo remanejamento há poucos dias e em breve deve estar na ativa. É provável que o carro KB499 (último Volvo B7R Euro II do sistema) seja desativado com a chegada deste Mega 2006.

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VIAÇÃO DO SUL ADQUIRE QUATRO  NOVOS ÔNIBUS E FINALIZA A PLOTAGEM DO PRIMEIRO GRANMETRO 
   A Viação do Sul adquiriu 4 novos veículos de carroceria Marcopolo Torino 2014 e chassi Mercedes-Benz OF-1721L.
   A empresa também adquiriu 2 Mascarello Granmetro com chassi Volkswagen 26.330OTA (motor traseiro), provenientes de Sorocaba-SP, sendo do mesmo lote do articulado adquirido pela Araucária TC na mesma configuração. Um deles, prefixo 26594 já está com a pintura e caracterização concluída. O outro (futuro 26595) ainda passará pelo processo.

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CAIO LANÇA O APACHE VIP V 

A fabricante de carrocerias Caio Induscar lançou a quinta geração do modelo Caio Apache Vip, fabricado pela empresa há 20 anos. A apresentação foi realizada virtualmente na tarde desta sexta-feira, 02 de julho de 2021.

Os detalhes visuais do modelo foram divulgados por meio do YouTube. Devido à pandemia de covid-19, o evento não pôde ser realizado presencialmente. Na ocasião, o gerente de Design da Caio, Roberto Barduco, fez a apresentação do Caio Apache Vip V.

Entre as principais novidades do modelo estão o design dos faróis dianteiros, lanternas delimitadoras em LED na parte interna, vidro do itinerário com novo raio, nova curvatura do para-brisa, tela da grade com um novo material, ponteiras redimensionadas para facilitar a manutenção e retrovisores externos somente com os braços superiores.

A traseira também foi reformulada, com lanternas em LED, diminuição na quantidade de blocos da lanterna de seis para quatro de cada lado, maior área para propaganda, placa posicionada mais para cima e design tripartido no para-choque.

Fonte: Diário do Transporte



O modelo nos próximos anos deve se fazer onipresente na região, sobretudo na rede urbana e metropolitana de Curitiba, uma vez que este segmento da Caio é um dos mais vendidos juntamente com o Torino da Marcopolo. 

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MARCOPOLO LANÇA O G8 PARA O SEGMENTO RODOVIÁRIO 


Após 12 anos do lançamento da geração 7 dos modelos Paradiso e Viaggio, a Marcopolo lançou a oitava geração para ambas as versões, o G8.

 Com um design futurista e outras novidades, o G8 vem para dar continuidade a liderança da Marcopolo no segmento rodoviário. Confira a matéria: 
Lançamento G8
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OUTRAS NOTÍCIAS 
   -A São Braz iniciou a operação de um de seus Svelto's com chassi Volvo B270F. O 21297 é um dos veículos adquiridos pela sua proprietária, a Trans Isaak, sendo veículos provenientes do Espírito Santo. Também deverá ser destinado para a "21" um Torino 2007, que assim como os demais Svelto's estão operando temporariamente no sistema TRIAR de Araucária.

   - O carro CR109 da Santo Antônio que havia sido desativado da empresa há 2 meses, foi adquirido pela Mercês, tendo agora o prefixo MB698. O mesmo já estreou pela nova proprietária.


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>Linhas (Início/Término Operação)
   (SJP) 1099 - COLÔNIA RIO GRANDE - JD. ELDORADO   (Início)

>Veículos (Início operação)
-MB698_Mercês   (Ex-: CR109_Sto. Antônio)
-21297_São Braz   (Ex-: ES)
-101, 102, 103, 104, 105, 106, 107 (Ex-:ES); 108 (Ex-:MG); 109 (ex-: 21A32; 21002), 110 (Ex-: 21A33, 21003_São Braz), 111 (Ex-: 21A34, 21004_São Braz), 112 (Ex-: 21A42, 21012_São Braz), 113 (Ex-: 21A36, 21006_São Braz), 114 (Ex-: 21A38, 21008_São Braz); 115 (Ex-: BA133_Glória)116 (Ex-: BA), 117, 118, 119, 120 (96××_Trans Isaak); 121, 122, 123 (Ex-: Londrina-PR); 124, 125, 126 (Ex-: MG); 127 , 128, 129, 130 (Ex-: BA; 20x_Piedade; SP); 131, 132 (ex-:MG)134, 135, 136, 137, 138, 139, 140 (9×××_Trans Isaak)_Sharp (provisórios-TRIAR).
-201 (?);  202 (Ex-: RJ); 203, 204 (Ex-: S. Antônio da Platina -PR); 205 (Ex-: DF); 206 (Ex-: CB025_Luz, AC283_Marechal, BC283_Glória), 207 (Ex-:RJ); 208 (Ex-: SP); 209 (Ex-: AB023, AC284_Marechal, BC284_Glória); 210 (Ex-: 122_Tindiquera); 211 (ex-: BA117_Glória); 212 (333-TransIsaak); 213 (Ex-: AC188_Marechal, BC278_Glória); 214, 215 (22x-TransIsaak/Ex-:DF); 216 (Ex-: RJ), 217 (Ex-: BA128_Glória); 218, 219, 220, 221, 222 (94x-JMarcondes/Ex-:RJ); 223 (Ex-: RJ); 224, 225, 226, 227, 228 (FRG0xx-JMarcondes/Ex-:RJ); 229 (224-TransIsaak/Ex-:DF); 230 (334-TransIsaak); 231 (925-TransIsaak/Ex-: 25113_Castelo)_Francovig (provisórios-TRIAR).
-202_Francovig
-301, 302, 305, 307, 308, 309, 310, 311, 312, 314, 315, 316, 321, 323, 324_Imperial

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Publicação: 31.jul.2021 23h50 
Atualização: 06.ago.2021 = inclusões e correções pontuais em histórico dos veículos provisórios Triar.

17 julho 2021

Ctbus.info | Ed. 8.1 | Sáb, 17.Jul.2021


NOVA LINHA EXPRESSA COMEÇA A OPERAR EM CURITIBA, ESTREANDO O EIXO LINHA VERDE NORTE


   A partir de hoje iniciou a operação da linha 350 - Fagundes Varela / Pinheirinho. Esta é a mais nova linha expressa da cidade, que contempla o eixo Norte da Linha Verde. 


Confira a informação direta da Prefeitura de Curitiba:

Curitiba ganha, neste sábado (17/7), mais uma importante linha de ônibus, o Ligeirão Fagundes Varela/Pinheirinho, que vai fazer a ligação inédita entre o Norte e o Sul da cidade pela Linha Verde (BR-476). A nova linha tem capacidade para atender até oito mil pessoas por dia. 

O novo Ligeirão vai permitir a integração de 18 linhas pelas estações-tubo, sem contar as conexões que podem ser feitas no Terminal do Pinheirinho, o maior da cidade, por onde circulam 38 linhas, sendo quatro metropolitanas. Com a integração, o passageiro pode trocar de ônibus nas estações-tubo ou no terminal sem pagar outra passagem.

O prefeito Rafael Greca inaugurou, nesta sexta-feira (16/7), a nova linha e as duas novas estações-tubo que fazem parte do itinerário, a Vila Olímpica e Fagundes Varela. A entrega foi possível com a conclusão de mais um trecho de obras da Linha Verde Norte.

"Essa nova linha tem 29 quilômetros e vai permitir a integração com o Circular Sul ocupando a canaleta central da nossa Linha Verde" disse o prefeito.

Greca estava acompanhado do vice-prefeito, Eduardo Pimentel, do secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, do presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto, e da secretária municipal da Comunicação, Cinthia Genguini.

A linha Fagundes Varela/Pinheirinho, que vai circular com ônibus na cor vermelha, é a 255ª da cidade e terá, entre ida e volta, 29 quilômetros de extensão, ligando o Bairro Alto ao Pinheirinho. Somente nos horários de pico, a linha deve atender 1,5 mil passageiros por dia.

“Trata-se de uma linha aguardada há muito tempo pela população e que essa gestão, com o avanço das obras da Linha Verde, está entregando. O projeto traz mais mobilidade, qualidade no transporte e integração entre os bairros da cidade e também com a região metropolitana”, disse o presidente da Urbs

Na primeira fase, a linha Fagundes Varela/Pinheirinho terá nove estações de parada, número que será ampliado no futuro com o avanço das obras da Linha Verde Norte para a implantação das estações Solar e Atuba e a instalação de outras estações no sentido sul da cidade.

A linha permitirá integração com diversas outras da cidade que passam pelas mesmas estações, incluindo ainda ônibus metropolitanos que vão até Fazenda Rio Grande e Colombo.

“O novo Ligeirão tende a crescer muito nos próximos anos, principalmente com a implantação das demais estações-tubo no norte da Linha Verde, que ampliarão a integração com a Região Metropolitana, com os municípios de Colombo e Pinhais”, afirmou o presidente da Urbs.

Com uma frota inicial de três veículos – um biarticulado e dois articulados –, a Fagundes Varela/Pinheirinho vai circular com intervalo médio de 20 minutos. A viagem completa leva uma hora (30 minutos em cada sentido). 

O secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, destacou que o avanço das intervenções na Linha Verde com a conclusão do trecho concretizam os esforços para finalizar a via que corta Curitiba de norte a sul.

"Herdamos essa grande e complexa obra. O resultado do trabalho intenso está aí, com o término do lote 3.1. Logo iremos também concluir a trincheira da Rua Fúlvio José Alice, que ligará Bairro Alto e Bacacheri sob a Linha Verde. E, dia a dia, avançamos com o serviço entre o Conjunto Solar e o Atuba, que pretendemos entregar no próximo ano", apontou Rodrigo Rodrigues.

Também acompanharam a entrega das estações-tubo nesta sexta-feira (16/7), o diretor de Pavimentação, Lívio Petterle Neto, o superintendente de Implantação de Obras Urbanas, Marcelo de Souza Bremer, e a engenheira e fiscal das obras dos Lotes 3.1 e 4.1, Manuela Marqueño.
 

Linhas integradas

As integrações, de acordo com cada estação de parada da Fagundes Varela/Pinheirinho, são:

  • Estação Fagundes Varela (linhas 211 Colina Verde e 374 Hugo Lange);
  • Estação Vila Olímpica (sem integração); 
  • Estação PUC (050 Interbairros V, 471 V.São Paulo, 472 Uberaba, 475 Canal Belém, 477 V.Macedo via Guabirotuba)
  • Estação Mal.Floriano Peixoto (550 Pinheirinho/C.Gomes, 502 Circular Sul sentido horário, 602 Circular Sul sentido anti-horário e F02 Ctba/Fazenda);
  • Estação Fanny (550 Pinheirinho/C.Gomes, 621 Fanny, 616 Portão Santa Bernadethe/L.Verde e B42 Maracanã/Linha Verde)
  • Estação Santa Bernadethe (550 Pinheirinho/C.Gomes e 616 Portão/Sta.Bernadethe/L. Verde),
  • Estação Xaxim (550 Pinheirinho/C.Gomes, 629 Alto Boqueirão e 657 Xaxim/Capão Raso)
  • Estação São Pedro (550 Pinheirinho/C.Gomes, 624 V.São Pedro e 625 Gramados);
  • Terminal Pinheirinho (todas as linhas do terminal).

 

Como vai funcionar

A nova estação-tubo Fagundes Varela, que entra em operação com a nova linha, terá embarque e desembarque pelo sentido Atuba.

As duas linhas que integram no local, Colina Verde e Hugo Lange, tiveram algumas mudanças no itinerário por conta da entrada em operação da nova estação-tubo e alterações semafóricas e viárias na Linha Verde, implantadas pela Setran.

Na estação Fagundes Varela, linhas terão embarques em portas distintas, conforme o sentido. Colina Verde: sentido Cabral (porta 6) e sentido Bairro Alto (porta 8). Hugo Lange: sentido Centro (porta 6) e sentido Terminal do Bairro Alto (porta 8). fagundes Varela/Pinheirinho é o segundo Ligeirão da Linha Verde

Esse é o segundo Ligeirão a operar na Linha Verde. A linha 550 Pinheirinho/Carlos Gomes já integra a parte sul da Linha Verde ao Centro da cidade.

A Linha Verde, que está sendo implantada no trecho urbano da antiga BR-116 (atualmente 476) é o 6º eixo de transporte e de integração viária de Curitiba. Ao todo serão 22 quilômetros de extensão de uma via urbana ao longo do eixo ligando a cidade do Sul ao Norte, desde o Pinheirinho ao Atuba, com estrutura de transporte e urbanização, beneficiando 22 bairros em uma área de abrangência onde vivem perto de 300 mil pessoas.

Fonte: Prefeitura de Curitiba



Em seu projeto original, quando do surgimento da Linha Verde a mais de 10 anos, a linha faria a ligação entre o Pinheirinho e o Atuba, atendimento este que ainda não é possível devido ao continuamento das obras na área norte com estações ainda não finalizadas. As operadoras da linha serão: Glória (Consórcio Pontual), Redentor (Consórcio Transbus) e Cidade Sorriso (Consórcio Pioneiro).
Veículos operadores na estréia: 
BE729   /   GE612   /   HE614   

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GRUPO LEBLON ADQUIRE CARROS NOVOS E USADOS. 

   O Grupo Leblon está realizando a aquisição de carros convencionais entre novos e usados. Já encontra-se na empresa mais de 10 carros provenientes da empresa STU de Sorocaba-SP com chassi 17.230 OD EuroV. Além destes, a empresa também adquiriu o carro de demonstração da Volkswagen com chassi 17.260 ODS Euro V, o qual rodou em empresas da região em teste (já iniciou operação pela empresa com prefixo 15299). Por fim, a Leblon também irá efeturar a compra de 3 carros 0km no mesmo chassi, os quais já estão na linha de produção, conforme noticía a página Diário do Transporte. Todos os carros possuem/possuirão carroceria Marcopolo Torino 2014.

15299 concluído. Ex- carro teste 99004 no sistema metropolitano e BY001 e GY001 no sistema urbano. Foto: Vitor Souza 

Um dos Ex-STU no pátio externo da Leblon, ainda no layout original. A maior parte ou todos os carros deste lote devem ser destinados à "15", considerando a recente desativação de boa parte de seus semi-padrons.


Assim ficam as aquisições:
Qtde                Modelo                                    Prefixo                      Obs.
 1    Marcopolo Torino2014 / VW 17260ODS  15299                       Já ativo
 3    Marcopolo Torino2014 / VW 17260ODS  15005~15007        Encomend.
10+ Marcopolo Torino2014 / VW 17230OD  <15298; <31271(?)         Ex-SP
  *Há a possibilidade de uma pequena parte ser destinada à Nobel ↙    
                     
                                                                  
                            
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TINDIQUERA DEIXA O SISTEMA TRIAR APÓS DÉCADAS DE OPERAÇÃO NO SISTEMA. NOVAS EMPRESAS ASSUMEM O TRANSPORTE DE ARAUCÁRIA.
   O sistema TRIAR - Transporte Integrado de Araucária teve sua nova licitação concluída este ano. Após o adiamento da licitação em 2019 e no ano passado, no ano de 2021 ela foi efetuada, tendo no edital a divisão da cidade em três lotes entre outras determinações desta forma:

LOTE 01 – NORTE: Compreende as linhas que alimentarão a região “norte” da cidade, definida pela área situada à esquerda da Rodovia BR-476 – Rodovia do Xisto (sentido capital), com destino ao Terminal Central e Terminal Vila Angélica de Araucária. Funcionará, inicialmente, com 40 ônibus;

LOTE 02 – SUL: Compreende as linhas que alimentarão a região “sul” da cidade, definida pela área situada à direita da Rodovia BR-476 – Rodovia do Xisto (sentido capital), com destino ao Terminal Central de Araucária. Funcionará, inicialmente, com 31 ônibus;

LOTE 03 – NORTE-SUL: Compreende as linhas que operarão entre os terminais Central e Angélica de Araucária e as que alimentarão tanto na região norte como na região sul. Neste lote também foram incluídos os cobradores e controladores de tráfego e de acesso dos referidos terminais, isso para equilibrar os custos e remuneração entre lotes em razão do lote 03 possuir menos linhas a serem operadas. Funcionará, inicialmente, com 24 veículos.

Ao todo, a nova concessão possuirá 95 ônibus, sendo 10% reservas para substituição de veículos em reparos diversos, operando nas linhas programadas e seus itinerários distribuídos pela cidade.

Os ônibus que irão operar no TRIAR deverão ser do tipo “convencional”, equipados com motores de tecnologia “Euro 5” ou superior, potência mínima de 200cv e encarroçados conforme características internas e externas definidas pela Superintendência de Transporte Coletivo, devendo comportar, no mínimo, 70 passageiros (incluindo o espaço para cadeirante). Todos os veículos deverão ser adaptados para o transporte de pessoas com deficiência (elevador, banco para obeso, espaço para cadeirante), podendo haver previsão editalícia que conceda prazo razoável para tais adaptações.

    A concorrência foi realizada em abril, tendo a participação das empresas: Melissa Transporte e Turismo, Viação Tindiquera, Silva e Santos Transporte de Passageiros, Transpiedade Transportes Coletivos, Francovig Transporte Coletivo e Imperial Locação e Transportes.
   O lote Norte foi vencido pela Silva e Santos, que atua com o nome fantasia de Sharp Turismo. A empresa tem sede em Fazenda Rio Grande e é um desdobramento da antiga Pluma. Já o lote Sul teve como vencedora a Francovig. Localizada em São José dos Pinhais, o grupo já atua com transporte coletivo em outras cidades, como Londrina. Por fim, o lote Norte-Sul teve como vitoriosa a Imperial Transportes, com sede de Belo Horizonte/MG.
Fonte: Jornal O Popular

Um dos possiveis layout's para a próxima concessão a iniciar em julho

As novas empresas devem iniciar operação no dia 26 de julho de 2021, inicialmente com carros alugados, uma vez que as contratadas não conseguirão realizar a aquisição de novos veículos até a data de entrada no transporte do município. A Tindiquera portanto operará até o dia 25, deixando o sistema TRIAR o qual operou por décadas.

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BIARTICULADOS AZUIS SÃO EXTINTOS DO SISTEMA DE CURITIBA 

O carro HE706 da Redentor - último ônibus na cor azul (característico do ligeirão) no sistema de Curitiba está passando pelo processo de repintura ganhando a cor vermelha. Com isso, todos os 26 carros passaram pela transição e a cor azul está extinta. Ficam os registros como lembranças dos carros na cor celeste.

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APACHES VIP IV COMEÇAM A OPERAR PELA VIAÇÃO CASTELO BRANCO

   Conforme noticiado na edição anterior, a Castelo Branco efetuou a compra de dois carros provenientes de Juiz de Fora-MG. Ambos configurados na carroceria Caio Apache Vip IV e chassi Volvo B270F. Estes carros passaram pela alteração de seus prefixos os quais estavam errados, sendo identificados como 25004 e 25005. o primeiro já iniciou operação nas linhas da empresa, que atende os municípios de Quatro Barras e Campina Grande do Sul.
                               25004 na linha de integração de Quatro Barras (O31). Foto: Renan S. Santos.


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>Linhas (Início/Término Operação)
   350 - FAGUNDES VARELA / PINHEIRINHO [EX]   Início
   (SJP) 147 - BORDA DO CAMPO / NEMARI   Início (Jun.21)
   (SJP) 148 - BORDA DO CAMPO / ACIOLY   Início (Jun.21)
   (SJP) 149 - BORDA DO CAMPO / CURRALINHO   Início (Jun.21)
   (SJP) 150 - TAP / BORDA DO CAMPO   Início  (Jun.21)

>Veículos (Inicío Operação)
   15299_Leblon (Ex-: 99004_Marumbi, Castelo, Leblon, Nobel, V.Sul, Colombo, S. Angelo; BY001_Glória; GY001_Sorriso)
   25004_Castelo

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Publicado em: 17.jun.2021 22h45
Atualiz. 18.07.21= correção chassi carros Leblon (Versão ODS)