31 julho 2021

Ctbus.info | Ed. 8.2 | Sáb, 31.Jul.2021



NOVO TRIAR COMEÇA A FUNCIONAR EM ARAUCÁRIA. 
CONFIRA AS NOVIDADES DO SISTEMA COM AS NOVAS EMPRESAS.

   No dia 26 de julho de 2021, segunda-feira, iniciou a operação do TRIAR - Transporte Integrado de Araucária com as 3 novas empresas que venceram a licitação. Apenas a empresa Imperial trouxe veículos novos antes da estréia. A Francovig recebeu seus novos veículos esta semana. O contrato prevê a compra de veículos novos pelas empresas, podendo também ser incorporados carros usados com idade máxima de quatro anos. Enquanto os carros definitivos não chegam, a Francovig e a Sharp estão operando com carros provisórios, tendo diversidade de configurações e pinturas mistas. A Sharp Turismo no entanto está operando de forma emergencial, mesmo tendo vencido a licitação, há impasses judiciais na operacionalização, conforme reportagem: 

   A distribuição de veículos e linhas ficou da seguinte forma:
Francovig: 31 carros / 17 linhas; Imperial: 24 carros / 3 linhas; Sharp: 40 carros / 27 linhas.

   Confira os carros que estão operando no novo Triar:

>IMPERIAL:
   Dentre as três empresas, a Imperial foi a única a já iniciar com carros novos e definitivos.
   A empresa adquiriu 24 Caio Apache Vip IV, chassi Mercedes-Benz OF-1721, com nova pintura do sistema TRIAR nas cores azul e amarelo. 
Carro da Imperial ainda na fábrica da Caio em Botucatu. Os veículos estão rodando em Araucária ainda sem placa.



>FRANCOVIG:
   A empresa está operando com carros provenientes da J Marcondes, Trans Isaak e outras empresas. Entre eles há veículos que rodavam no sistema urbano/metropolitano de Curitiba, nas empresas Glória e Castelo Branco. Há inclusive um carro que operava no próprio sistema TRIAR pela Tindiquera, o qual havia sido desativado da empresa há alguns anos
e está novamente nas linhas da região.
Ex-: CB025_Luz, AC283_Marechal, BC283_Glória

Ex-: 25113_Castelo





Ex-: 122_Tindiquera

   Aos poucos os novos carros da Francovig chegam. Um deles, o 202 já estreou em linha. Com isso o carro 202 provisório deve ter sido desde já retirado para evitar a duplicata de prefixo, devendo seguir desta forma conforme  os demais carros sejam incorporados.



>SHARP:
   A empresa está operando com carros na grande maioria proveniente da Trans Isaak, inclusive com carros da São Braz que ainda estavam operando no sistema metropolitano. Tem também alguns carros do novo SITES de Curitiba e carros usados que devem ir para a São Braz, já tendo recebido a pintura na cor metropolitana.

Carro 111 provisório da Sharp. Ex-: 21A34, 21004_São Braz 


Carro provisório 136 da Sharp. Veículo adquirido pela Trans Isaak para a operação do SITES

Acima e abaixo carros provisórios da Sharp pertencentes à Trans Isaak, que devem ser destinados à São Braz para linhas metropolitanas. Um ainda na pintura da empresa capixaba e outro já na pintura para a próxima empresa.

Ex-: 21A42; 21012_ São Braz

Carro que também deve ir para a São Braz em breve.


Acompanhe em tempo real o monitoramento dos ônibus do TRIAR


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CARRO METROPOLITANO É REMANEJADO PARA O SISTEMA URBANO DE CURITIBA
É O PRIMEIRO REMANEJAMENTO DO TIPO DESDE O DESCONTINUAMENTO DO GERENCIAMENTO DO TRANSPORTE METROPOLITANO PELA URBS.

   O carro 16017 da Tamandaré (ex-16A90) foi remanejado para o sistema urbano de Curitiba ganhando o prefixo KA299 pela filial da mesma.
16A90 ainda 0 km no ano de 2008. Posteriormente 16017.
Neobus Mega 2006 / Mercedes-Benz OF-1722M

Esta conversão é inedita desde a entrada da COMEC no sistema metropolitano em 2015. Antes disso, com a administração da URBS no transporte de Curitiba e da RMC, era comum o remanejamento de metropolitano para urbano e vice-versa, além do remanejamento entre empresas urbanas e entre empresas metropolitanas. Quando da separação, ficando a COMEC responsável pelo transporte coletivo na RMC, ficou restrito às empresas do transporte urbano apenas o remanejamento de um veículo que opere na parte urbana. No entanto, em dezembro do ano passado foi firmado pela URBS em termo aditivo do contrato (Acesse aqui), uma flexibilização nas permissões de aquisição de veículo, possibilitando a incorporação pelas empresas urbanas de quaisquer carros do transporte metropolitano, desde que tenha operado pela URBS e ainda esteja no padrão de configuração URBS da época da aquisição do veículo.
   O KA299 passou pelo remanejamento há poucos dias e em breve deve estar na ativa. É provável que o carro KB499 (último Volvo B7R Euro II do sistema) seja desativado com a chegada deste Mega 2006.

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VIAÇÃO DO SUL ADQUIRE QUATRO  NOVOS ÔNIBUS E FINALIZA A PLOTAGEM DO PRIMEIRO GRANMETRO 
   A Viação do Sul adquiriu 4 novos veículos de carroceria Marcopolo Torino 2014 e chassi Mercedes-Benz OF-1721L.
   A empresa também adquiriu 2 Mascarello Granmetro com chassi Volkswagen 26.330OTA (motor traseiro), provenientes de Sorocaba-SP, sendo do mesmo lote do articulado adquirido pela Araucária TC na mesma configuração. Um deles, prefixo 26594 já está com a pintura e caracterização concluída. O outro (futuro 26595) ainda passará pelo processo.

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CAIO LANÇA O APACHE VIP V 

A fabricante de carrocerias Caio Induscar lançou a quinta geração do modelo Caio Apache Vip, fabricado pela empresa há 20 anos. A apresentação foi realizada virtualmente na tarde desta sexta-feira, 02 de julho de 2021.

Os detalhes visuais do modelo foram divulgados por meio do YouTube. Devido à pandemia de covid-19, o evento não pôde ser realizado presencialmente. Na ocasião, o gerente de Design da Caio, Roberto Barduco, fez a apresentação do Caio Apache Vip V.

Entre as principais novidades do modelo estão o design dos faróis dianteiros, lanternas delimitadoras em LED na parte interna, vidro do itinerário com novo raio, nova curvatura do para-brisa, tela da grade com um novo material, ponteiras redimensionadas para facilitar a manutenção e retrovisores externos somente com os braços superiores.

A traseira também foi reformulada, com lanternas em LED, diminuição na quantidade de blocos da lanterna de seis para quatro de cada lado, maior área para propaganda, placa posicionada mais para cima e design tripartido no para-choque.

Fonte: Diário do Transporte



O modelo nos próximos anos deve se fazer onipresente na região, sobretudo na rede urbana e metropolitana de Curitiba, uma vez que este segmento da Caio é um dos mais vendidos juntamente com o Torino da Marcopolo. 

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MARCOPOLO LANÇA O G8 PARA O SEGMENTO RODOVIÁRIO 


Após 12 anos do lançamento da geração 7 dos modelos Paradiso e Viaggio, a Marcopolo lançou a oitava geração para ambas as versões, o G8.

 Com um design futurista e outras novidades, o G8 vem para dar continuidade a liderança da Marcopolo no segmento rodoviário. Confira a matéria: 
Lançamento G8
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OUTRAS NOTÍCIAS 
   -A São Braz iniciou a operação de um de seus Svelto's com chassi Volvo B270F. O 21297 é um dos veículos adquiridos pela sua proprietária, a Trans Isaak, sendo veículos provenientes do Espírito Santo. Também deverá ser destinado para a "21" um Torino 2007, que assim como os demais Svelto's estão operando temporariamente no sistema TRIAR de Araucária.

   - O carro CR109 da Santo Antônio que havia sido desativado da empresa há 2 meses, foi adquirido pela Mercês, tendo agora o prefixo MB698. O mesmo já estreou pela nova proprietária.


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>Linhas (Início/Término Operação)
   (SJP) 1099 - COLÔNIA RIO GRANDE - JD. ELDORADO   (Início)

>Veículos (Início operação)
-MB698_Mercês   (Ex-: CR109_Sto. Antônio)
-21297_São Braz   (Ex-: ES)
-101, 102, 103, 104, 105, 106, 107 (Ex-:ES); 108 (Ex-:MG); 109 (ex-: 21A32; 21002), 110 (Ex-: 21A33, 21003_São Braz), 111 (Ex-: 21A34, 21004_São Braz), 112 (Ex-: 21A42, 21012_São Braz), 113 (Ex-: 21A36, 21006_São Braz), 114 (Ex-: 21A38, 21008_São Braz); 115 (Ex-: BA133_Glória)116 (Ex-: BA), 117, 118, 119, 120 (96××_Trans Isaak); 121, 122, 123 (Ex-: Londrina-PR); 124, 125, 126 (Ex-: MG); 127 , 128, 129, 130 (Ex-: BA; 20x_Piedade; SP); 131, 132 (ex-:MG)134, 135, 136, 137, 138, 139, 140 (9×××_Trans Isaak)_Sharp (provisórios-TRIAR).
-201 (?);  202 (Ex-: RJ); 203, 204 (Ex-: S. Antônio da Platina -PR); 205 (Ex-: DF); 206 (Ex-: CB025_Luz, AC283_Marechal, BC283_Glória), 207 (Ex-:RJ); 208 (Ex-: SP); 209 (Ex-: AB023, AC284_Marechal, BC284_Glória); 210 (Ex-: 122_Tindiquera); 211 (ex-: BA117_Glória); 212 (333-TransIsaak); 213 (Ex-: AC188_Marechal, BC278_Glória); 214, 215 (22x-TransIsaak/Ex-:DF); 216 (Ex-: RJ), 217 (Ex-: BA128_Glória); 218, 219, 220, 221, 222 (94x-JMarcondes/Ex-:RJ); 223 (Ex-: RJ); 224, 225, 226, 227, 228 (FRG0xx-JMarcondes/Ex-:RJ); 229 (224-TransIsaak/Ex-:DF); 230 (334-TransIsaak); 231 (925-TransIsaak/Ex-: 25113_Castelo)_Francovig (provisórios-TRIAR).
-202_Francovig
-301, 302, 305, 307, 308, 309, 310, 311, 312, 314, 315, 316, 321, 323, 324_Imperial

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Publicação: 31.jul.2021 23h50 
Atualização: 06.ago.2021 = inclusões e correções pontuais em histórico dos veículos provisórios Triar.

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