17 julho 2021

Ctbus.info | Ed. 8.1 | Sáb, 17.Jul.2021


NOVA LINHA EXPRESSA COMEÇA A OPERAR EM CURITIBA, ESTREANDO O EIXO LINHA VERDE NORTE


   A partir de hoje iniciou a operação da linha 350 - Fagundes Varela / Pinheirinho. Esta é a mais nova linha expressa da cidade, que contempla o eixo Norte da Linha Verde. 


Confira a informação direta da Prefeitura de Curitiba:

Curitiba ganha, neste sábado (17/7), mais uma importante linha de ônibus, o Ligeirão Fagundes Varela/Pinheirinho, que vai fazer a ligação inédita entre o Norte e o Sul da cidade pela Linha Verde (BR-476). A nova linha tem capacidade para atender até oito mil pessoas por dia. 

O novo Ligeirão vai permitir a integração de 18 linhas pelas estações-tubo, sem contar as conexões que podem ser feitas no Terminal do Pinheirinho, o maior da cidade, por onde circulam 38 linhas, sendo quatro metropolitanas. Com a integração, o passageiro pode trocar de ônibus nas estações-tubo ou no terminal sem pagar outra passagem.

O prefeito Rafael Greca inaugurou, nesta sexta-feira (16/7), a nova linha e as duas novas estações-tubo que fazem parte do itinerário, a Vila Olímpica e Fagundes Varela. A entrega foi possível com a conclusão de mais um trecho de obras da Linha Verde Norte.

"Essa nova linha tem 29 quilômetros e vai permitir a integração com o Circular Sul ocupando a canaleta central da nossa Linha Verde" disse o prefeito.

Greca estava acompanhado do vice-prefeito, Eduardo Pimentel, do secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, do presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto, e da secretária municipal da Comunicação, Cinthia Genguini.

A linha Fagundes Varela/Pinheirinho, que vai circular com ônibus na cor vermelha, é a 255ª da cidade e terá, entre ida e volta, 29 quilômetros de extensão, ligando o Bairro Alto ao Pinheirinho. Somente nos horários de pico, a linha deve atender 1,5 mil passageiros por dia.

“Trata-se de uma linha aguardada há muito tempo pela população e que essa gestão, com o avanço das obras da Linha Verde, está entregando. O projeto traz mais mobilidade, qualidade no transporte e integração entre os bairros da cidade e também com a região metropolitana”, disse o presidente da Urbs

Na primeira fase, a linha Fagundes Varela/Pinheirinho terá nove estações de parada, número que será ampliado no futuro com o avanço das obras da Linha Verde Norte para a implantação das estações Solar e Atuba e a instalação de outras estações no sentido sul da cidade.

A linha permitirá integração com diversas outras da cidade que passam pelas mesmas estações, incluindo ainda ônibus metropolitanos que vão até Fazenda Rio Grande e Colombo.

“O novo Ligeirão tende a crescer muito nos próximos anos, principalmente com a implantação das demais estações-tubo no norte da Linha Verde, que ampliarão a integração com a Região Metropolitana, com os municípios de Colombo e Pinhais”, afirmou o presidente da Urbs.

Com uma frota inicial de três veículos – um biarticulado e dois articulados –, a Fagundes Varela/Pinheirinho vai circular com intervalo médio de 20 minutos. A viagem completa leva uma hora (30 minutos em cada sentido). 

O secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, destacou que o avanço das intervenções na Linha Verde com a conclusão do trecho concretizam os esforços para finalizar a via que corta Curitiba de norte a sul.

"Herdamos essa grande e complexa obra. O resultado do trabalho intenso está aí, com o término do lote 3.1. Logo iremos também concluir a trincheira da Rua Fúlvio José Alice, que ligará Bairro Alto e Bacacheri sob a Linha Verde. E, dia a dia, avançamos com o serviço entre o Conjunto Solar e o Atuba, que pretendemos entregar no próximo ano", apontou Rodrigo Rodrigues.

Também acompanharam a entrega das estações-tubo nesta sexta-feira (16/7), o diretor de Pavimentação, Lívio Petterle Neto, o superintendente de Implantação de Obras Urbanas, Marcelo de Souza Bremer, e a engenheira e fiscal das obras dos Lotes 3.1 e 4.1, Manuela Marqueño.
 

Linhas integradas

As integrações, de acordo com cada estação de parada da Fagundes Varela/Pinheirinho, são:

  • Estação Fagundes Varela (linhas 211 Colina Verde e 374 Hugo Lange);
  • Estação Vila Olímpica (sem integração); 
  • Estação PUC (050 Interbairros V, 471 V.São Paulo, 472 Uberaba, 475 Canal Belém, 477 V.Macedo via Guabirotuba)
  • Estação Mal.Floriano Peixoto (550 Pinheirinho/C.Gomes, 502 Circular Sul sentido horário, 602 Circular Sul sentido anti-horário e F02 Ctba/Fazenda);
  • Estação Fanny (550 Pinheirinho/C.Gomes, 621 Fanny, 616 Portão Santa Bernadethe/L.Verde e B42 Maracanã/Linha Verde)
  • Estação Santa Bernadethe (550 Pinheirinho/C.Gomes e 616 Portão/Sta.Bernadethe/L. Verde),
  • Estação Xaxim (550 Pinheirinho/C.Gomes, 629 Alto Boqueirão e 657 Xaxim/Capão Raso)
  • Estação São Pedro (550 Pinheirinho/C.Gomes, 624 V.São Pedro e 625 Gramados);
  • Terminal Pinheirinho (todas as linhas do terminal).

 

Como vai funcionar

A nova estação-tubo Fagundes Varela, que entra em operação com a nova linha, terá embarque e desembarque pelo sentido Atuba.

As duas linhas que integram no local, Colina Verde e Hugo Lange, tiveram algumas mudanças no itinerário por conta da entrada em operação da nova estação-tubo e alterações semafóricas e viárias na Linha Verde, implantadas pela Setran.

Na estação Fagundes Varela, linhas terão embarques em portas distintas, conforme o sentido. Colina Verde: sentido Cabral (porta 6) e sentido Bairro Alto (porta 8). Hugo Lange: sentido Centro (porta 6) e sentido Terminal do Bairro Alto (porta 8). fagundes Varela/Pinheirinho é o segundo Ligeirão da Linha Verde

Esse é o segundo Ligeirão a operar na Linha Verde. A linha 550 Pinheirinho/Carlos Gomes já integra a parte sul da Linha Verde ao Centro da cidade.

A Linha Verde, que está sendo implantada no trecho urbano da antiga BR-116 (atualmente 476) é o 6º eixo de transporte e de integração viária de Curitiba. Ao todo serão 22 quilômetros de extensão de uma via urbana ao longo do eixo ligando a cidade do Sul ao Norte, desde o Pinheirinho ao Atuba, com estrutura de transporte e urbanização, beneficiando 22 bairros em uma área de abrangência onde vivem perto de 300 mil pessoas.

Fonte: Prefeitura de Curitiba



Em seu projeto original, quando do surgimento da Linha Verde a mais de 10 anos, a linha faria a ligação entre o Pinheirinho e o Atuba, atendimento este que ainda não é possível devido ao continuamento das obras na área norte com estações ainda não finalizadas. As operadoras da linha serão: Glória (Consórcio Pontual), Redentor (Consórcio Transbus) e Cidade Sorriso (Consórcio Pioneiro).
Veículos operadores na estréia: 
BE729   /   GE612   /   HE614   

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GRUPO LEBLON ADQUIRE CARROS NOVOS E USADOS. 

   O Grupo Leblon está realizando a aquisição de carros convencionais entre novos e usados. Já encontra-se na empresa mais de 10 carros provenientes da empresa STU de Sorocaba-SP com chassi 17.230 OD EuroV. Além destes, a empresa também adquiriu o carro de demonstração da Volkswagen com chassi 17.260 ODS Euro V, o qual rodou em empresas da região em teste (já iniciou operação pela empresa com prefixo 15299). Por fim, a Leblon também irá efeturar a compra de 3 carros 0km no mesmo chassi, os quais já estão na linha de produção, conforme noticía a página Diário do Transporte. Todos os carros possuem/possuirão carroceria Marcopolo Torino 2014.

15299 concluído. Ex- carro teste 99004 no sistema metropolitano e BY001 e GY001 no sistema urbano. Foto: Vitor Souza 

Um dos Ex-STU no pátio externo da Leblon, ainda no layout original. A maior parte ou todos os carros deste lote devem ser destinados à "15", considerando a recente desativação de boa parte de seus semi-padrons.


Assim ficam as aquisições:
Qtde                Modelo                                    Prefixo                      Obs.
 1    Marcopolo Torino2014 / VW 17260ODS  15299                       Já ativo
 3    Marcopolo Torino2014 / VW 17260ODS  15005~15007        Encomend.
10+ Marcopolo Torino2014 / VW 17230OD  <15298; <31271(?)         Ex-SP
  *Há a possibilidade de uma pequena parte ser destinada à Nobel ↙    
                     
                                                                  
                            
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TINDIQUERA DEIXA O SISTEMA TRIAR APÓS DÉCADAS DE OPERAÇÃO NO SISTEMA. NOVAS EMPRESAS ASSUMEM O TRANSPORTE DE ARAUCÁRIA.
   O sistema TRIAR - Transporte Integrado de Araucária teve sua nova licitação concluída este ano. Após o adiamento da licitação em 2019 e no ano passado, no ano de 2021 ela foi efetuada, tendo no edital a divisão da cidade em três lotes entre outras determinações desta forma:

LOTE 01 – NORTE: Compreende as linhas que alimentarão a região “norte” da cidade, definida pela área situada à esquerda da Rodovia BR-476 – Rodovia do Xisto (sentido capital), com destino ao Terminal Central e Terminal Vila Angélica de Araucária. Funcionará, inicialmente, com 40 ônibus;

LOTE 02 – SUL: Compreende as linhas que alimentarão a região “sul” da cidade, definida pela área situada à direita da Rodovia BR-476 – Rodovia do Xisto (sentido capital), com destino ao Terminal Central de Araucária. Funcionará, inicialmente, com 31 ônibus;

LOTE 03 – NORTE-SUL: Compreende as linhas que operarão entre os terminais Central e Angélica de Araucária e as que alimentarão tanto na região norte como na região sul. Neste lote também foram incluídos os cobradores e controladores de tráfego e de acesso dos referidos terminais, isso para equilibrar os custos e remuneração entre lotes em razão do lote 03 possuir menos linhas a serem operadas. Funcionará, inicialmente, com 24 veículos.

Ao todo, a nova concessão possuirá 95 ônibus, sendo 10% reservas para substituição de veículos em reparos diversos, operando nas linhas programadas e seus itinerários distribuídos pela cidade.

Os ônibus que irão operar no TRIAR deverão ser do tipo “convencional”, equipados com motores de tecnologia “Euro 5” ou superior, potência mínima de 200cv e encarroçados conforme características internas e externas definidas pela Superintendência de Transporte Coletivo, devendo comportar, no mínimo, 70 passageiros (incluindo o espaço para cadeirante). Todos os veículos deverão ser adaptados para o transporte de pessoas com deficiência (elevador, banco para obeso, espaço para cadeirante), podendo haver previsão editalícia que conceda prazo razoável para tais adaptações.

    A concorrência foi realizada em abril, tendo a participação das empresas: Melissa Transporte e Turismo, Viação Tindiquera, Silva e Santos Transporte de Passageiros, Transpiedade Transportes Coletivos, Francovig Transporte Coletivo e Imperial Locação e Transportes.
   O lote Norte foi vencido pela Silva e Santos, que atua com o nome fantasia de Sharp Turismo. A empresa tem sede em Fazenda Rio Grande e é um desdobramento da antiga Pluma. Já o lote Sul teve como vencedora a Francovig. Localizada em São José dos Pinhais, o grupo já atua com transporte coletivo em outras cidades, como Londrina. Por fim, o lote Norte-Sul teve como vitoriosa a Imperial Transportes, com sede de Belo Horizonte/MG.
Fonte: Jornal O Popular

Um dos possiveis layout's para a próxima concessão a iniciar em julho

As novas empresas devem iniciar operação no dia 26 de julho de 2021, inicialmente com carros alugados, uma vez que as contratadas não conseguirão realizar a aquisição de novos veículos até a data de entrada no transporte do município. A Tindiquera portanto operará até o dia 25, deixando o sistema TRIAR o qual operou por décadas.

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BIARTICULADOS AZUIS SÃO EXTINTOS DO SISTEMA DE CURITIBA 

O carro HE706 da Redentor - último ônibus na cor azul (característico do ligeirão) no sistema de Curitiba está passando pelo processo de repintura ganhando a cor vermelha. Com isso, todos os 26 carros passaram pela transição e a cor azul está extinta. Ficam os registros como lembranças dos carros na cor celeste.

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APACHES VIP IV COMEÇAM A OPERAR PELA VIAÇÃO CASTELO BRANCO

   Conforme noticiado na edição anterior, a Castelo Branco efetuou a compra de dois carros provenientes de Juiz de Fora-MG. Ambos configurados na carroceria Caio Apache Vip IV e chassi Volvo B270F. Estes carros passaram pela alteração de seus prefixos os quais estavam errados, sendo identificados como 25004 e 25005. o primeiro já iniciou operação nas linhas da empresa, que atende os municípios de Quatro Barras e Campina Grande do Sul.
                               25004 na linha de integração de Quatro Barras (O31). Foto: Renan S. Santos.


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>Linhas (Início/Término Operação)
   350 - FAGUNDES VARELA / PINHEIRINHO [EX]   Início
   (SJP) 147 - BORDA DO CAMPO / NEMARI   Início (Jun.21)
   (SJP) 148 - BORDA DO CAMPO / ACIOLY   Início (Jun.21)
   (SJP) 149 - BORDA DO CAMPO / CURRALINHO   Início (Jun.21)
   (SJP) 150 - TAP / BORDA DO CAMPO   Início  (Jun.21)

>Veículos (Inicío Operação)
   15299_Leblon (Ex-: 99004_Marumbi, Castelo, Leblon, Nobel, V.Sul, Colombo, S. Angelo; BY001_Glória; GY001_Sorriso)
   25004_Castelo

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Publicado em: 17.jun.2021 22h45
Atualiz. 18.07.21= correção chassi carros Leblon (Versão ODS)


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