CURITIBA RECEBE PRIMEIRO ÔNIBUS BIARTICULADO ELÉTRICO DO BRASIL
No último dia 28, foi apresentado em evento interno da sede da Volvo do Brasil em Curitiba, o inédito primeiro ônibus biarticulado elétrico do país. O veículo foi revelado em um evento de apresentação com dirigentes da fabricante juntamente com o prefeito e vice-prefeito da capital, Rafael Greca e Eduardo Pimentel no complexo industrial da marca na CIC.
O ônibus possui carroceria da Marcopolo, modelo Attivi e chassi da Volvo, a princípio com a mesma nomenclatura dos demais segmentos de ônibus elétricos da mesma (BZR). Entre as especificações do modelo, conta com autonomia de 250 km por recarga, sendo que as recargas duram de 2 a 4 horas, a depender da potência da estação de carregamento. Possui dois motores elétricos totalizando 400kw, o que equivale a 540 cavalos de potência, superior aos 340 cavalos dos biarticulados a diesel da fabricante, além de poder ser equipado com até 8 baterias. Também conta com câmbio automatizado de 2 velocidades com transmissão do tipo Volvo I-Shift.
Há mais de 30 anos, a Volvo lançava o primeiro biarticulado do Brasil, agora, novamente a marca sai a frente na inovação em transporte coletivo, sendo novamente um lançamento pensado para Curitiba, já que, apesar de se utilizar possivelmente o mesmo veículo para testes em outros países da América Latina, possui configuração interna e externa no padrão URBS, e deve ser adquirido por empresa da capital paranaense.
O prefixo a ele atribuído deverá ser XY049 (ou superior em caso de entrada em teste de outros carros anteriormente) em substituição ao prefixo de apresentação (XY05N).
________________________________________
EMPRESA CCD ENCERRA ATIVIDADES E NOVA VIAÇÃO ASSUME OPERAÇÃO NO SISTEMA DE CURITIBA.
Conforme noticiado na edição 39 do mês de fevereiro de 2024, a empresa CCD Transporte Coletivo, antiga Cristo Rei, foi a leilão no fim do ano passado. A nova empresa concessionária que adquiriu a parte ativa da empresa assume as operações a partir de amanhã (01/06). Denominada ''Via Mobilidade S/A'', a empresa surge com o intuito de entrar em substituição à empresa que ostenta há décadas os ônibus com prefixos iniciados com a letra 'D' na capital paranaense, a qual há alguns anos estava em processo de recuperação judicial, tendo inclusive bloqueio de alguns bens. A nova concessionária é parte integrante do grupo Melissatur, a qual também pertencem as empresas Tamandaré, Antonina, Campo Largo e Piedade.
As alterações serão feitas de forma gradativa, mantendo-se inicialmente a frota e tabelas operantes das linhas. Neste primeiro momento, serão realizadas alterações em sistema dos validadores dos veículos, estações-tubo e terminais, além de atribuição de novo código interno na URBS, de 005 para 037.
Desde já, o selo digital dos veículos operantes foram atualizados para a nova nomenclatura. Em relação aos prefixos dos carros, inicialmente estarão inalterados. Este processo faz com que a empresa CCD siga também em atividade pelos próximos dias de forma parcial.
________________________________________
RIO NEGRO E CAMPO DO TENENTE CONQUISTAM INÉDITA LINHA DO TRANSPORTE METROPOLITANO
Desde o dia 22 de maio as cidades de Campo do Tenente e Rio Negro passaram a ser atendidas pelo transporte metropolitano. A nova linha Y97 - Quitandinha / Rio Negro (Via Campo do Tenente) foi implantada, sendo uma das mais extensas linhas da rede e tendo seu ponto inicial/final da linha em Rio Negro a poucos metros da divisa com o estado de Santa Catarina, onde situa-se o município de Mafra. A linha está sendo operada pela empresa Reunidas.
O atendimento aos referidos municípios até então só era possível através da linha intermunicipal Curitiba/Rio Negro da viação Reunidas (com apenas uma viagem de ida e volta por dia) ou através de linhas interestaduais operadas pelas viações Planalto, Catarinense e Ouro e Prata. Quanto a tarifa, os moradores de Rio Negro que, por exemplo, seguissem até Curitiba, desembolssavam mais de 42 reais para realizar o trajeto. Agora, com a nova linha, o custo cai consideravelmente, sendo cobrado um valor de 5,50 no pagamento em cartão ou 6,00 no dinheiro e mais a utilização da linha G11-Quitandinha/Pinheirinho a 6,50 no cartão e 7,50 no dinheiro, podendo assim chegar a mais de 70% de economia para os usuários. O município de Campo do Tenente está situado a mais de 90 km de Curitiba. Já Rio Negro, encontra-se a 110 km da capital, sendo a primeira cidade a mais de 100 km de distância da cidade-pólo da rede a ter uma linha metropolitana, sendo que ambas as cidades ultrapassam a cidade de Piên (que também foi contemplada recentemente com uma linha metropolitana) no quesito de distância à capital. os moradores catarinenses também usufruam da linha.
________________________________________
SISTEMA TRIAR DE ARAUCÁRIA RECEBE ÔNIBUS VOLVO TRUCADO
A empresa Sharp Transportes adquiriu mais um ônibus para atuar no sistema TRIAR de Araucária. Desta vez o veículo traz uma configuração inédita: alongado e tração 6x2 (trucado). O carro tem chassi da Volvo, modelo B270F, que foi adaptado com o eixo adicional antes do encarroçamento na Marcopolo no modelo Torino 2014. Originalmente, o veículo atuava como carro de demonstração da fabricante gaúcha. O veículo recebeu o prefixo 147 e está em operação no itinerário 34-Linha 04, durante os horários de pico.
________________________________________
MARCA CHINESA APRESENTA SEU ÔNIBUS EM CURITIBA
A fabricante chinesa Ankai (Jac Motors) apresentou neste mês no Parque Barigui em Curitiba seu ônibus elétrico. O carro, do modelo OE-12, deve rodar em breve em linhas da capital pela empresa Glória, mas segue sem prefixo. A Ankai já está presente com vendas em países da Europa, além dos Estados Unidos.
________________________________________
VIAÇÃO PIRAQUARA RECEBE MAIS 5 ARTICULADOS MASCARELLO 0KM
Após o anúncio da chegada do carro 29421, a viação Piraquara recebeu mais 5 ônibus de carroceria Mascarello GranMetro com chassi Mercedes-Benz O500MA Bluetec 6. O total de 6 carros, portanto, estão com prefixos 29421 a 29426 e já estão em operação nas linhas entre Piraquara, Pinhais e Curitiba.
________________________________________
LEBLON SEGUE COM AQUISIÇÃO DE ARTICULADOS VIALE BRT
Após o início da operação de alguns articulados oriundos de Pernambuco, a empresa Leblon já tem disponível mais alguns carros do modelo Viale BRT da Marcopolo com chassi Volvo B340M. Outros carros seguem em processo de adaptação.
________________________________________
OUTRAS NOTÍCIAS
- A Viação do Sul recebeu as outras duas unidades do Mascarello GranVia Articulado com chassi Scania K320C. Do mesmo lote do 26408, os carros tem prefixos 26409 e 26410.
- Um novo bloqueio realizado entre os dias 25 e 28 de maio no viaduto da Linha Verde sobre a Avenida Victor Ferreira do Amaral, fez com que a URBS implantasse novamente uma linha especial na região. Diferente da ocasião anterior, uma linha entre o terminal do Capão da Imbuia até o local do bloqueio foi implantada nesse período. Denominada X44-Especial Capão da Imbuia, a linha foi operada pelas empresas Glória e Santo Antônio.
Por parte da empresa Glória, foram escalados carros intercambiáveis com porta em nível ao lado esquerdo
________________________________________
>Linhas (início/término operação)
X44 - ESPECIAL CAPÃO DA IMBUIA Início/Término
Y97 - QUITANDINHA / RIO NEGRO (VIA CAMPO DO TENENTE) Início
>Veículos (início operação)
15438_Leblon (ex: PE)
29421, 29422, 29423, 29424, 29425, 29426_Piraquara
147_Sharp (ex-: Teste Marcopolo)
151_Sharp (ex-: SP / 101_TRAS / 147_Sharp)
==========
Publicação: 31.mai.2024 22h30
Atualiz.: 01.06.24 15h30 = atualiz. Cod. Interno ViaMob.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente ou sugira uma correção: