ÔNIBUS MOVIDO À GNV PASSA A OPERAR NA LINHA CABRAL/PORTÃO
O carro teste que vinha atuando pela Viação São José em linha metropolitana foi repassado para a Viação Redentor. Agora, o Millennium IV com chassi Scania K280IB 4X2 que é o primeiro Euro VI na região, está rodando na linha 216 - Cabral / Portão com prefixo XY041.
ÔNIBUS ELÉTRICO ARTICULADO INICIA TESTES EM CURITIBA
Além do XY041, começou a operar esta semana mais um veículo em teste. 100% elétrico, o veículo do tipo articulado possui carroceria Marcopolo Attivi Express e chassi BYD D11B. Apesar de estar atuando sem passageiros, o carro recebeu prefixo (XY042) e está operando em tabelas oficiais. Está cedido a URBS, sob cuidado da empresa Glória para um período de teste de 30 dias. O carro que inicialmente está sendo testado na linha 021-Interbairros 2 (Sent. Anti-horário) deve rodar também no sentido horário da linha (020) e na rota da 303 - Centenário / Campo Comprido.
VIAÇÃO SÃO JOSÉ DOS PINHAIS ADQUIRE 4 ÔNIBUS PARA O TRANSPORTE METROPOLITANO.
CARROS SÃO AS PRIMEIRAS NOVIDADES DA EMPRESA NA ERA COMEC E TAMBÉM OS PRIMEIROS VOLKSWAGEN DA HISTÓRIA DA VIAÇÃO
Foto: Leandro Leite
A Viação São José dos Pinhais adquiriu 4 ônibus de carroceria Marcopolo Torino 2014 com chassi Volkswagen 17.230 OD Euro V. Os carros pertenciam ao grupo Leblon e estavam rodando pela Reunidas com prefixos 30281 a 30284, sendo originais do estado de São Paulo. O chassi Volkswagen é inédito na empresa, que ao longo de sua trajetória sempre optou pelos chassis da Mercedes-Benz, variando apenas em alguns articulados com chassi Volvo. Os carros também são as primeiras aquisições da empresa para o transporte metropolitano em mais de 10 anos, sendo a única que ainda não havia trazido novidades na gestão COMEC. Prefixos 20218, 20219, 20220 e 20221.
A Viação São José dos Pinhais adquiriu 4 ônibus de carroceria Marcopolo Torino 2014 com chassi Volkswagen 17.230 OD Euro V. Os carros pertenciam ao grupo Leblon e estavam rodando pela Reunidas com prefixos 30281 a 30284, sendo originais do estado de São Paulo. O chassi Volkswagen é inédito na empresa, que ao longo de sua trajetória sempre optou pelos chassis da Mercedes-Benz, variando apenas em alguns articulados com chassi Volvo. Os carros também são as primeiras aquisições da empresa para o transporte metropolitano em mais de 10 anos, sendo a única que ainda não havia trazido novidades na gestão COMEC. Prefixos 20218, 20219, 20220 e 20221.
30283 (Atual 20220) e 20219 (ex-30282)
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VIAÇÃO CASTELO BRANCO ADQUIRE INÉDITOS MULTIMODAIS MASCARELLO
Chegou a garagem da Viação Castelo Branco, em Quatro Barras, 2 novos ônibus de carroceria Mascarello GranVia 2011 e chassi Volvo B270F. Da categoria multimodal, os carros tem prefixos 25M04 e 25M05.
Foto: José Bonfim
MASCARELLO'S CHEGAM TAMBÉM PARA VIAÇÃO DO SUL E VIAÇÃO COLOMBO
Seguindo com a aquisição por diversas empresas de ônibus da fabricante Mascarello, temos a Viação do Sul, que, além de trazer 14 novos GranVia, também adquiriu um articulado GranMetro, com chassi Mercedes-Benz O500MA, prefixo 26407.
Quem também está trazendo articulado do mesmo modelo de carroceria e chassi é a Viação Colombo que traz dois carros com prefixos 23419 e 23420.
Na Viação do Sul, 3 GranVia's iniciaram operação (26027, 26030 e 26033).
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EMPRESA ARAUCÁRIA TRAZ 28 ÔNIBUS 0KM
A empresa Araucária adquiriu um total de 28 novos ônibus. Conforme noticiado anteriormente, a viação traz carros com inéditos chassi Iveco. Neste mês de abril, mais algumas novidades chegaram à empresa, incluindo carros multimodais. Segue descrição das aquisições: (Quantidade | Carroc. | Chassi ||| Prefixos)
- 16 | Torino2014 | Iveco 170S28 ||| 19041 a 19057
- 10 | Torino2014 | Volvo B270F _||| 19058 a 19067
- 02 | Torino2014 | MBenz OF-1721L BT5 ||| 19M07 e 19M08
Os veículos devem substituir os carros 198xx (Viale/O500M), 19814 (Viale/B290R), 19014 a 19021 e 19267 a 19276 (Torino2007/OF-1722M) e 19L42, 19L43 e 19L45 (Viale/O500M).
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CURITIBA CHEGA A QUASE 100% DAS LINHAS URBANAS COM PAGAMENTO EXCLUSIVAMENTE ELETRÔNICO
A EXTINÇÃO DO PAGAMENTO EM DINHEIRO CHEGA ESTE MÊS NAS LINHAS INTERBAIRROS, AS ÚLTIMAS RESTANTES COM PAGAMENTO EM ESPÉCIE
Desde o dia 15 de abril as linhas 020 Interbairros II (Sent. Horário), 021 Interbairros II (Sent. Anti-horário) e 030 Interbairros III deixaram de ter a opção de pagamento da tarifa em dinheiro. Há alguns anos, o sistema de transporte urbano de Curitiba passa pelo processo de retirada dos cobradores no ônibus, passando as linhas a ter pagamento apenas por meio eletrônico.
O sistema de bilhetagem eletrônica, que permite o pagamento com cartão em Curitiba começou no ano de 2002. Em 2014, em meio a polêmica da dupla-função, com os motoristas dirigindo e recebendo passagens em dinheiro ao mesmo tempo em veículos do tipo micro/midi, iniciou-se a implantação do pagamento exclusivo com cartão transporte em linhas que utilizavam estes tipos de ônibus.
Tempos depois, no início de 2020, começou a extinção do pagamento em dinheiro também em linhas com ônibus convencionais. Num processo gradativo, mais linhas foram passando pela restrição do pagamento da tarifa, até que no ano passado, linhas de maiores demanda, operada por ônibus articulados também deixaram de receber pagamento em dinheiro. Foi também em 2022 que surgiu a possibilidade inclusive de pagamento via cartão de crédito e débito por aproximação, além de smartphone e relógio digital. Conforme esperado, as linhas de maiores demanda, sobretudo linhas interbairros seriam as últimas à extinguir o pagamento em espécie. Das 242 linhas de ônibus municipais de Curitiba, as últimas linhas com pagamento em dinheiro no sistema urbano de Curitiba são três: 040-Interbairros V, 050 Interbairros V e 060-Interbairros VI, que em maio também passarão pela mudança, extinguindo-se de vez os cobradores nos ônibus das linhas urbanas de Curitiba.
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NOVE ÔNIBUS COMEÇARAM A ATUAR PELA EMPRESA CAMPO LARGO NO MÊS DE MARÇO
Conforme noticiado anteriormente, o grupo Melissatur adquiriu diversos carros provenientes de Minas Gerais. Do modelo Caio Apache Vip IV e chassi Volkswagen 17.230 OD Euro V, os carros com prefixo entre 22276 a 22268 iniciaram operação em março.
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VIAÇÃO NOBEL SEGUE TRAZENDO NOVOS ÔNIBUS. TOTAL CHEGA A 10.
ACRESCENTA-SE A FROTA TAMBÉM VEÍCULOS EX-REUNIDAS
Desde fevereiro a viação Nobel está recebendo gradativamente novos Marcopolo Torino S com chassi Volvo B270F. Depois dos carros 31054 a 31059, chegou à empresa os veículos 31060 a 31063.
Encerrou-se o empréstimo de 10 carros do grupo Leblon à Reunidas. Com isso, após o repasse de 4 ônibus para a AVSJP, os outros 6 (30280 a 30275) permaneceram no grupo, sendo incorporados à frota da Viação Nobel, com prefixos 31249 a 31244.
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EMPRESA SHARP ADQUIRE 2 NOVOS ÔNIBUS
Para o TRIAR de Araucária, a empresa Sharp adquiriu 2 novos ônibus de carroceria Marcopolo Torino 2014 e chassi Volkswagen 17.230 EOD EuroV. Prefixos 142 e 143.
Com isso, o ex-VSB 21295 que estava rodando com prefixo 142, foi reprefixado para 144 e o carro 143 agora é o 145.
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OUTRAS NOTÍCIAS
- A Viação Antonina, com a chegada se seus novos ônibus, efetuou a desativação de todos os seus carros ex-DF que recém haviam sido repassados pela Viação Tamandaré. São os carros 24014 ao 24020, que a partir de agora são escolares da empresa Piedade.
Assim como na chegada dos carros para a Viação Antonina, os adquiridos pela 22 novos e semi-novos vem em substituição aos Torino's 2007 ano 2014 ex-DF da empresa. Fato que também ocorreu na empresa Tamandaré.
Assim como na chegada dos carros para a Viação Antonina, os adquiridos pela 22 novos e semi-novos vem em substituição aos Torino's 2007 ano 2014 ex-DF da empresa. Fato que também ocorreu na empresa Tamandaré.
- Os carros 18415 (ex-18R56), 18034 (ex-18G25) e 18289, 18290 e 18292 da Santo Ângelo (ex-SP) foram repintados na cor branco califórnia.
- Encontra-se novamente na Rodoservice, concessionária da Volare em Curitiba, o carro modelo Fly10 que atuou em teste no sistema metropolitano nas empresas Castelo Branco, Campo Largo e Piraquara com o prefixo 99900 e na Sanjotur com prefixo 6000.
-Segue na garagem da Araucária TC os articulados de Pernambuco por ela adquiridos ainda inalterados e com a pintura da empresa remanescente. Os veículos foram adquiridos em janeiro deste ano.
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>ESPECIAL
A projeção da eletromobilidade em Curitiba 1°Capítulo
Nos últimos meses, muito se falou sobre o assunto da eletrificação da frota atuante no transporte de Curitiba. A prefeitura da cidade anunciou o edital de chamamento público para que fabricantes se dispusessem a participar neste projeto de evolução no sistema. Como plano, inicialmente as fabricantes devem ceder um veículo para atuar de forma experimental em Curitiba, preferencialmente em linha regular com passageiros para avaliação de diversos critérios entre qualidade, autonomia e desempenho. A perspectiva inicial dada pela prefeitura é do início de aquisição de ônibus elétricos em 2024, quando uma linha expressa do eixo leste-oeste e a linha Inter 2 passariam a ser operadas exclusivamente por ônibus deste segmento. No entanto, uma declaração feita pelo prefeito de Curitiba, Rafael Greca, evidencia uma grande antecipação na compra de ônibus elétricos, antes mesmo da conclusão dos testes com ônibus de diversas marcas. O prefeito afirmou que já no próximo mês de maio, 70 ônibus elétricos serão adquiridos com recursos próprios. Aguardemos para ver o que vem por aí.
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>Linhas (início/término operação)
553 - MORADIAS PARQUE IGUAÇU Início
>Veículos (início operação)
CA697_Sto. Antônio (ex-: 17R35, 17413_Exp. Azul)
XY041_Redentor Teste (ex-: 99603_São José (teste))
XY042_Glória Teste (ex-: SP) (Teste sem passag.)
17097_Expresso Azul
18087, 18088_Santo Ângelo (ex-SP)
22043, 22044, 22045, 22046, 22047_Campo Largo
22279_Campo Largo (ex-: 237_Tindiquera; PR)
22269, 22270, 22275, 22276_Campo Largo (ex-: MG)
24023, 24024, 24025_Antonina
26027, 26030, 26033_Viação do Sul
30050, 30051, 30052_Reunidas
31056, 31058, 31059_Nobel
142, 143_Sharp
144_Sharp (ex-: ES / 21295_São Braz / 142_Sharp)
145_Sharp (ex-: CE / 143_Sharp)
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Publicação: 30.abr.2023 20h30
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