20 fevereiro 2023

Ctbus.info | Ed. 26.1 | Seg, 20.Fev.2023


TRANSPORTE METROPOLITANO PASSARÁ POR LICITAÇÃO E MODIFICAÇÃO EM SEU SISTEMA DE LINHAS
   Nos próximos meses deverão ocorrer importantes mudanças no transporte metropolitano da região de Curitiba. A tão cogitada licitação do transporte deverá ser realizada em breve. A gerenciadora COMEC (agora em transição para o nome AMEP - Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná) iniciou um processo de preparação para a realização do certame em 2019, quando contratou instituição para realização de levantamentos de origem e destino dos usuários do sistema. Desta vez, o Ministério Público do Paraná -MPPR- determinou que a licitação deverá ocorrer até o dia 26 de março (ou ao menos a publicação do edital até a referida data). 
 
   O que já foi desde já divulgado pela COMEC/AMEP são os seguintes moldes para este novo sistema: 

   DIVISÃO DA RMC EM 4 LOTES DE LICITAÇÃO, onde pela possibilidade de expansão do sistema para novos municípios, fôra incluídos todos os municípios da região metropolitana. Provavelmente as empresas vencedoras em cada lote formarão uma espécie de consórcio semelhante ao praticado no transporte urbano de Curitiba desde sua última licitação em 2010. Os lotes dos municípios ficarão dispostos da seguinte forma:
     -LOTE 1: ALMIRANTE TAMANDARÉ, CAMPO LARGO, BALSA NOVA, CAMPO MAGRO, RIO BRANCO DO SUL, ITAPERUÇU, CERRO AZUL e DR. ULYSSES.
     -LOTE 2: COLOMBO, CAMPINA GRANDE DO SUL, QUATRO BARRAS, BOCAIÚVA DO SUL, TUNAS DO PARANÁ e ADRIANÓPOLIS.
     -LOTE 3 - PINHAIS, PIRAQUARA, SÃO JOSÉ DOS PINHAIS e TIJUCAS DO SUL
     -LOTE 4 - FAZENDA RIO GRANDE, ARAUCÁRIA, MANDIRITUBA, CONTENDA, QUITANDINHA, AGUDOS DO SUL, LAPA, PIÊN, CAMPO DO TENENTE e RIO NEGRO.
Mapa da divisão dos lotes de licitação. Formam uma setorização em noroeste, nordeste, sudoeste e sudeste.

   REPASSE DAS LINHAS METROPOLITANAS INTERNAS DOS MUNICÍPIOS PARA O GERENCIAMENTO DO GOVERNO MUNICIPAL. Este é o caso dos municípios de Almirante Tamandaré, Colombo, Pinhais, Fazenda Rio Grande, Campo Magro, Piraquara, Campina Grande do Sul e Quatro Barras. Nestas cidades, o transporte dentro do município passará da gestão da COMEC para as prefeituras, de todo modo devendo continuar o benefício da integração. Devido as integrações, a COMEC ainda deve continuar a ter um controle da operação de tais linhas.

   A licitação poderá trazer além da alteração nas empresas operadoras, também a possibilidade da expansão do sistema, incluindo ao menos os municípios mais próximos da capital que não contem tão somente de linhas rodoviárias geridas pelo DER-PR com tarifas mais altas, mas sim com a opção de transporte metropolitano, assim com tarifa mais acessível. 
   Os próximos meses serão de muitas novidades e mudanças. Aguardemos...
__________________________________________________
 
VIAÇÃO SORRISO E EXPRESSO AZUL REPASSAM ÔNIBUS INTERBAIRROS PARA A COR LARANJA
   As empresas Viação Cidade Sorriso e Expresso Azul Urbana realizaram o remanejamento de seus interbairros padrons para a categoria intercambiável e alimentador respectivamente. 
   O carro GB300 da Viação Sorriso de Curitiba (Marcopolo Torino 2014 / Mercedes Benz O500M BT5) foi remanejado ganhando a cor laranja e prefixo GI301. Até então na cor verde, este era utilizado como carro reserva dos interbairros articulados nas tabelas, o que o deixava subutilizado na empresa. Com isso, optou-se pela realização da alteração, para que o mesmo possa atender as linhas alimentadoras da empresa, juntamente com o outro intercambiável motor traseiro da empresa, o GI300 (Millennium IV/Volvo). Na última renovação de frota do sistema urbano de Curitiba, o GB300 foi o único interbairros não-articulado a ser adquirido. Esse também está sendo o primeiro carro da última renovação a ter remanejamento de categoria, ou seja, o primeiro destes à ter sua cor alterada.
   Já o carro JB300 da Expresso Azul (Marcopolo Viale / Mercedes-Benz O500M) está saindo do verde interbairros para o laranja como alimentador, sendo agora o JA301.
    Segue fotos deles como interbairros, em breve fotos de como ficaram.


__________________________________________________

VIAÇÃO PIRAQUARA ADQUIRE NOVOS ARTICULADOS COM DETALHE INÉDITO E INICIA TESTE COM MICROÔNIBUS
   A Viação Piraquara adquiriu 3 novos ônibus articulados. Com prefixos 29418, 29419 e 29420, carroceria Marcopolo Torino 2014 Express e chassi Mercedes-Benz O500MA BT5, os carros operarão nas linhas D61-Piraquara/Santos Andrade e C03-Pinhais/Guadalupe. Um fato curioso é que estes carros possuem janelas sem divisória central horizontal, sendo de abertura total, iguais às janelas de ônibus rodoviário convencional.

   Outra novidade na empresa já está em operação. Trata-se do já conhecido carro prefixo 99900 que está atuando em um período de testes na viação. O Volare Fly10 já esteve atuando em testes nas empresas Campo Largo, Castelo Branco, ficou um tempo em São Paulo, retornando à nossa região para atuar na Sanjotur.

__________________________________________________

REUNIDAS ADQUIRE MAIS CARROS 0KM, COM CONFIGURAÇÃO MAIS COMPLETA ENTRE TODAS AS EMPRESAS DO SISTEMA
   A empresa Reunidas adquiriu ao menos 8 carros novos com carroceria Marcopolo Torino 2014 e chassi Mercedes-Benz OF-1724L BT5. Foi registrado até o momento o carro 30052, que já chegou à garagem em Curitiba, junto com alguns outros ainda não fotografados.
 Os carros possivelmente devem entrar em substituição à veículos que estão locados à Reunidas e pertencem ao grupo Leblon. 

__________________________________________________

VIAÇÃO NOBEL TRAZ INÉDITOS VOLVO B270F 0KM
   Outra empresa que está trazendo novidades é a Viação Nobel. A empresa fazendense está trazendo ao menos 4 carros com carroceria Marcopolo Torino S e chassi Volvo B270F, sendo além de um chassi inédito na empresa, que é dominada por Volkswagen, alguns dos últimos veículos com tal chassi na região, já que a Volvo descontinuou a produção do seu único chassi de motor dianteiro no fim de 2022.

__________________________________________________

EMPRESA CAMPO ALTO TIJUCAS ADQUIRE 5 ÔNIBUS URBANOS, SENDO 3 CARROS 0KM PARA O NOVO SISTEMA DE TRANSPORTE MUNICIPAL DE TIJUCAS DO SUL
   A empresa Campo Alto Tijucas venceu a licitação para atuar no transporte municipal de Tijucas do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. O município tinha o serviço de transporte feito pela empresa até 2015, quando a própria prefeitura assumiu as operações, com a inédita tarifa zero. Buscando uma melhor qualidade do serviço, foi realizado o certame com a Campo Alto Tijucas saindo vencedora. 
   A nova concessão prevê bilhetagem eletrônica, com pagamento exclusivo com cartão transporte, algo inédito entre municípios com menos de 20 mil habitantes. Com a tecnologia embarcada, o valor da tarifa definida é de 5 reais.
Um dos novos carros da empresa saindo da fabrica em Caxias do Sul-RS

   Para atuar nas linhas municipais, a empresa adquiriu os seguintes veículos (com prefixos de 001 a 005:
> 3 Marcopolo Torino S, sendo um com chassi Volvo B270F (003), um com chassi Mercedes-Benz OF-1519 BT5 (001), e um com chassi a identificar (002). Além destes, dois carros provenientes do Rio de Janeiro, sendo um Caio Foz Super II, chassi Mercedes-Benz OF-1519 BT5 (004) e um Caio Apache Vip II, chassi Mercedes-Benz OF-1722M (005). Todos com bancos estofados.
   A nova concessão, com a estreia da empresa, dos veículos e do sistema de bilhetagem eletrônica deverá iniciar-se já no começo de março. O sistema contará com 5 linhas com predominância de atendimento rural por estradas de chão. 

__________________________________________________

OUTRAS NOTÍCIAS
 
   -A linha J62 - Curitiba / Campo Largo que até então tinha seu ponto final em Curitiba na Rua Professor Fernando Moreira, teve seu itinerário estendido até o Terminal Guadalupe, tendo portanto mais um município da RMC conectado a este terminal. 

   -Ainda falando em Campo Largo, a "22" está trazendo ao menos 8 veículos usados para o transporte metropolitano, com prefixos de 22276 a 22269. Melhores detalhes e fotos dos veículos em breve.
 
   -Os carros 29610, 29612 e 29613 da Viação Piraquara (ex-SP), que já estavam desativados há aproximadamente 1 ano, foram adquiridos pelo Grupo Graciosa para atuarem no transporte do litoral paranaense. Com a Graciosa temos o carro 61, ex-29613. Já com a Marumbi, os carros 201, ex-29610 e 202, ex-29612. Por enquanto os carros seguirão com caracterização do transporte metropolitano de Curitiba, em breve recebendo a pintura das respectivas empresas.


   -Os carros 31296 e 31297 da Nobel (ex-SP) foram desativados.
 
  -Os carros 25112, 25116, 25117, 25123 e 25124, além do 25295 (ex-5006) da Castelo Branco foram desativados.
 
>Linhas (início / término operação)
   J62 - CAMPO LARGO / GUADALUPE   Remod.
   05 - MANOEL RIBAS / ANGÉLICA (Mun.ARC)   Início
   36 - CTI / ANGÉLICA (Mun.ARC)   Início
 
>Veículos (início operação)
   18R96, 18R97, 18R98, 18R99_Santo Ângelo
   18086_Santo Ângelo (ex-: SP) 
   99900_Piraquara (ex-: RS / 99900_Campo Largo / 99900_Castelo Branco / SP / 6000_Sanjotur)
   232, 233_Francovig
   325, 326_Imperial

==========
Publicação: 20.fev.2023 22h45

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente ou sugira uma correção: