CAMPO ALTO TIJUCAS É ADQUIRIDA PELA J MARCONDES
A Campo Alto Tijucas, tradicional empresa operante na RMC, fazendo a ligação entre Tijucas do Sul à São José dos Pinhais e Curitiba, foi vendida para a J Marcondes, empresa de fretamento sediada em Fazenda Rio Grande.
Confira na íntegra a informação:
Na última quinta, 11, uma importante reunião nas dependências da Prefeitura Municipal apresentou o novo rumo que a empresa de ônibus intermunicipais Campo Alto Tijucas irá tomar.
A empresa foi negociada, e agora faz parte do grupo J. Marcondes. A notícia traz novidades para os munícipes, pois alguns serviços que a Campo Alto Tijucas vinha ofertando (e que, devido à pandemia, tinham sido severamente afetados) serão alterados em breve.
O Prefeito José Altair Moreira, e seu vice, Claudemir Pereira da Rocha, receberam em seu gabinete os antigos e novos donos, ressaltando na conversa a importância que a empresa tem para o nosso município, e principalmente agradecendo a família Zen pelos 70 anos de serviços prestados à cidade. Muito emocionados, os irmãos da família Zen, Zelmo e Zeila, que são filhos do fundador Maurício Zen, também agradeceram a oportunidade e a confiança por todo esse tempo em que a família administrou a Campo Alto Tijucas.
Os diretores da J. Marcondes agradeceram os gestores pela recepção e acolhida na cidade, e reforçam que entendem a importância que as linhas de transporte tem para os munícipes. O objetivo é o de melhorar os horários de ônibus para São José dos Pinhais, e trazer novas opções de fretamento e transporte de passageiros.
Nas palavras dos diretores da J. Marcondes: “Queremos prosperar e crescer junto com a cidade, atendendo da melhor forma possível cada um dos cidadãos tijuquenses, onde traremos um serviço de ainda mais qualidade. Agradecemos a todos, e nos colocamos à disposição da população”.
Agora a sede da empresa Campo Alto Tijucas ficará em nossa cidade, o que além de estreitar o relacionamento com o munícipe, consequentemente trará arrecadação para Tijucas do Sul. No próximo dia 22, a empresa se reunirá novamente com os gestores para tratar de assuntos pontuais.
Fonte: Prefeitura Municipal de Tijucas do Sul
Fotos: Fernando Cesar Alves da Rocha
Como poderá ficar daqui pra frenteA Campo Alto Tijucas é conhecida pela tradicional pintura dos veículos que é a mesma a mais de 40 anos (possívelmente é a mesma desde a fundação da empresa na década de 50) e que ao mesmo tempo mostra-se como um layout único e belo.
Interpretando a informação noticiada, o nome Campo Alto Tijucas será mantido, ficando como subsidiária da J. Marcondes, esta a qual administrará. Desta forma, a pintura da empresa também tem grande chance de ser preservada. Os prefixos tem grande possibilidade de serem alterados, perfazendo nova sequência a partir dos carros atuais e dos futuros adquiridos, do mesmo modo que também pode ser mantida.
A nova administração informa que realizará alterações na operação das linhas, tendo um acréscimo na oferta de horários que haviam sido afetados diante da pandemia. Esta melhoria deverá ocorrer a partir de amanhã, 01/03.
Analisando de forma geral, a empresa pode explorar novos segmentos no transporte para a região, dispondo-se por exemplo à operação de linha metropolitana, facilitando a liberação pela COMEC, assim tendo mais esta opção de modal para os moradores de Tijucas do Sul e até por ventura o retorno de linhas extintas pela antiga administração (Lagoinha/Agudos do Sul e São José dos Pinhais/Matulão).
A J Marcondes foi fundada em 1995, tendo 25 anos, desde então atuando no segmento de transporte escolar e fretamento contínuo e eventual. No ano passado, assumiu de forma provisória a linha Porto Amazonas/Palmeira (antes operada pela Princesa dos Campos), sendo esta a sua primeira linha regular. Possui sede em Fazenda Rio Grande e filiais em Curitiba (Sítio Cercado) e Araucária.
A Campo Alto Tijucas surgiu no início da década de 50, tendo mais de 60 anos, atuando em linhas regulares ligando Tijucas do Sul à São José dos Pinhais e Curitiba, além da localidade de Castelhanos em São José.
>Linhas regulares Ativas
Empresa Campo Alto Tijucas Ltda
▶003.0263-500 | São José dos Pinhais / Lagoinha
▶002.1345-500 | Curitiba / Lagoinha
▶002.0265-510 | São José dos Pinhais / Castelhanos
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TAMANDARÉ ADQUIRE MAIS MULTIMODAIS ARTICULADOS
Após a aquisição de 2 articulados ex-Tindiquera para o serviço Multimodal, a Tamandaré comprou mais dois articulados para este serviço. Oriundos de Belo Horizonte-MG, os dois veículos de carroceria Neobus Mega BRT e chassi Volvo B340M, receberão prefixo 16M72 e 16M73 e já estão em processo de caracterização.
Um deles -16M72- já está caracterizado, inclusive com os adesivos internos.
Carro 40546 pela BHTU (MG) em Belo Horizonte. Atual 16M72.
Carro 16M72 já com a pintura do sistema metropolitano, pouco antes de ser adesivado.
Carro 16M72 com a caracterização concluída.
Fotos: Alessandro Fracaro Chibior - CampoLargoBuss | Facebook
Como já dito, ambos vieram de Belo Horizonte-MG. Rodavam no sistema BRT (MOVE) da capital mineira, tendo originalmente 4 portas elevadas à esquerda e 2 portas pantográficas à direita. Para operação na RMC, no caso do 16M72 que já está pronto, a última porta elevada da esquerda foi retirada, sendo provavelmente esta mesma porta utilizada para colocação na dianteira direita no lugar da pantográfica. Ganhou também duas portas para desembarque e para embarque integrado em terminais. Desta forma, está na configuração de 3 portas elevadas (BRT) à esquerda e 3 convencionais à direita.
Os carros poderão operar nas linhas: A04 (ligeirinho), A15 e A18 (alimentadoras).
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LEBLON INICIA TESTE DE VOLKSWAGEN 15 METROS -
AGORA COM PASSAGEIROS, RODANDO ENTRE FAZENDA RIO GRANDE E CURITIBA.
O carro protótipo Volkswagen 22.280 ODS iniciou operação em teste pela Leblon. O veículo em questão rodou pela empresa fazendo experimento sem passageiros (veja a Ctbus.info Ed. 1) no fim de 2020. Um pouco depois da finalização deste experimento, a Leblon volta a utilizá-lo para teste, desta vez operando em linha regular com passageiros. Este recebeu prefixo 99602, foi apresentado na sede da COMEC no Centro Cívico nesta quinta, dia 11, e no mesmo dia já estreou fazendo meia viagem na F03-Fazenda (Direto), esta sendo sua linha fixa durante os testes que durarão 30 dias.
Foto: Vitor Viel de Souza
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ARAUCÁRIA ADQUIRE 12 CARROS PROVENIENTES DO ESTADO DE ESPÍRITO SANTO
A Araucária Metropolitana adquiriu 12 ônibus comuns usados. Os veículos pertenciam à Metropolitana, empresa de Vila Velha - ES a qual foi decretada falência na última semana. Todos eles possuem carroceria Comil Svelto 2012 e chassi Volvo B270F. Internamente possuem bancos estofados, porém o piso é em alumínio.
Os carros estão sendo pintados e caracterizados. Receberão prefixos 19032 a 19043.
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OUTRAS NOTÍCIAS:
- Os carros: 16293 e 16294 da Tamandaré, 22292 da Campo Largo e 250, 251, 252, 266, 441, 442, 443 e 444 da Piedade foram desativados. Os mesmos foram adquiridos por uma empresa de Gaspar-SC. O carro 22292 da Campo Largo (ex- Piedade 440) rodou por pouquíssimo tempo no sistema, tendo sido repassado pra "22" entre Março e Abril de 2020 e iniciado operação meses depois.
- Os carros do SITES, agora sob gerenciamento da Secretária Municipal de Educação de Curitiba (SME-PMC), começaram a aparecer pelas ruas de Curitiba. Os mesmos estão realizando reconhecimento das rotas.
- Os carros: BD137, BD138, BD142, BD143, BD146, BD147, BD148, BD149, BL493, BL495, BL496, BL683, BL685, BL686, BL695 e BL696 da Glória, GE696, GE697, GL071, GL072, GL073 e GL076 da Cidade Sorriso, HD245, HD247, HE689, HE699, HR027, HR028, HR029, HR030, HR031, HR032, HR033, HR034, HR035, HR036, HR037 e HR039 da Redentor foram à leilão neste último dia 10. Os carros, que já estavam desativados, encontravam-se nos pátios da URBS do Guatupê (São José dos Pinhais) e do Pinheirinho.
- O carro 32002 da São Bento foi desativado. O mesmo há um bom tempo dificilmente saia na única linha metropolitana da São Bento, a I21-Fazenda/Agudos. Este operava desde 2007 na referida linha, tendo prefixo 28 e pintura própria da empresa, quando após a entrada da COMEC, foi padronizado sua pintura e prefixo.
- O carro HR118 da Redentor foi remanejado para a Mercês recebendo prefixo MB699. Vale lembrar que o seu irmão (HR119) também teve continuidade no sistema após desativação da Redentor, indo pra Viação do Sul com prefixo 26596, no ano passado.
- O carro KE841 da Tamandaré foi recentemente desativado. Com isso, restaram apenas 3 biarticulados do modelo Torino 1999 Long Size no sistema de Curitiba.
- O carro DR118 da CCD>Cristo Rei -até então verde/interbairros- está sendo repintado na cor laranja passando a ser alimentador. Com isso, deverá ter prefixo DA699. Desde a chegada de novos interbairros articulados pela São José, para atuar nas tabelas que eram da CCD, a situação dos DR1xx ficou da seguinte forma: a empresa desativou a maior parte dos Torino 1999 enquanto os que restaram, bem como os Urbanuss Pluss e o Gran Viale (DR118) ficaram como reservas. Isto seria a razão para o remanejamento, uma vez que como alimentador, poderá rodar nas linhas 216-Cabral/Portão e 335-Centenário/Boqueirão, além das próprias linhas de interbairros eventualmente. Além disto, a empresa com mais este carro como alimentador articulado disponível, pode baixar um dos Torino 1999 / Volvo B10M do mesmo segmento (DR40x).
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>Linhas (Início/Término-Operação)
E99 - SÃO JOSÉ DOS PINHAIS / GUADALUPE (VIA T. CENTRAL) [CO] (E05+E06) Início
>Veículos (Início-Operação)
DA296_CCD (Ex-: EA171_Carmo, São José)
99602_Leblon (Carro-Teste)
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Publicação: 28.Fev.2021 às 19h50
Atualização: 03.Mar.2021 às 10h45
- =Acréscimo de horários e retorno da Ctba/Lagoinha postergada para o dia 08.Mar.2021
Atualização: 27.Mar.2021 às 16h30
=Inclusão em "Linhas - Início/Término Operação": (E05+E06)
=Inclusão em "Veículos - Início Operação": 99602_Leblon
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