VIAÇÃO DO SUL ADQUIRE 3 NOVOS ARTICULADOS COM CHASSI SCANIA EURO 6
A empresa Viação do Sul trouxe este mês mais um ônibus articulado 0km de carroceria Mascarello GranMetro. Desta vez, a aquisição tem como diferencial o chassi da marca Scania, modelo K320C NB 4X2 Euro VI, o primeiro do modelo no sistema de Curitiba e região.
Com prefixo 26408, o carro de imediato iniciou operação nas linhas da empresa, que atua na ligação entre Itaperuçu, Rio Branco do Sul e Almirante Tamandaré com Curitiba. O carro faz parte de um lote de 3 carros nesta configuração, sendo que os outros dois seguem em fabricação.
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VIAÇÃO SÃO JOSÉ ADQUIRE CARROS 0KM COM CÂMBIO AUTOMATIZADO E PISO ESTILO MADEIRA
Conforme noticiado na edição anterior, a Viação São José está recebendo um lote de novos ônibus para o sistema municipal. Os veículos, que com chassi Volkswagen, possuem os seguintes diferenciais: uma parte desta remessa são do tipo V-Tronic, ou seja, são carros que apesar do motor dianteiro, não possuem câmbio de alavanca, mas sim automatizada, o que traz maior conforto para os motoristas. A outra parte desta remessa, composta por carros de câmbio manual tem outro diferencial: o piso de taraflex em estilo madeira, na cor marrom ocre. O lote contempla 12 novos ônibus com prefixos entre 11-310 e 11-321.
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OUTRAS NOTÍCIAS
- BIARTICULADO ELÉTRICO? Um fato que tem chamado a atenção nos últimos dias é um vídeo publicado nas redes sociais que mostram um possível biarticulado BRT com chassi Volvo saindo da fábrica da Marcopolo em Caxias do Sul sobre uma prancha de uma carreta de 32 metros. O veículo está todo encoberto, apenas para não revelar como está o veículo neste primeiro momento, possivelmente havendo uma apresentação do mesmo em algum evento futuro. A expectativa é de que o veículo rode em testes em Curitiba.
- Os novos ônibus metropolitanos da Viação São José (20001 a 20005) iniciaram operação na última segunda-feira, dia 29 de abril.
- A Viação Marumbi adquiriu mais um Caio Apache Vip IV com chassi 17.260 ODS Euro V. O carro tem prefixo 28299.
- Complementando a informação trazida na edição 38 do mês de janeiro, a empresa TRAS de Balsa Nova adquiriu mais um ônibus 0 km de mesma carroceria do carro prefixo 174 -Mascarello GranVia 2024 - e com chassi Volkswagen 17.230S Euro VI.
A aquisição tem prefixo 175, sendo que ambos já estão operando em linha municipal de Balsa Nova.
- Uma forma de pagamento da tarifa no transporte de Curitiba que havia recém sido lançada deixará de existir. Após as ocorrências de fraudes no pagamento da tarifa no pagamento com smartphones, a URBS decretou que não será mais possível efetuar o pagamento por celulares e relógios inteligentes. O pagamento por cartão de débito, que havia passado por restrição, com uma utilização por hora, voltará a ser ilimitado. Tudo isso passará a valer a partir deste mês de maio.
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Especial
SÍNTESE DA LICITAÇÃO DO TRANSPORTE METROPOLITANO (Parte 1)
A nova concessão do transporte coletivo metropolitano de Curitiba possui como alicerces:
~Atendimento da rede metropolitana a todos os municípios da RMC, passando de 21 para 29 cidades integrantes do sistema.
~Repasse da operação de linhas internas dos municípios que estão na rede metropolitana, tendo a partir daí o gerenciamento das linhas pelas prefeituras. Ou seja, AMEP se concentrará exclusivamente no gerenciamento em linhas de atendimento entre mais de uma cidade*.
~Atender a princípios de legalidade, com a obrigação de se realizar o processo licitatório após um longo de tempo onde há apenas a extensão de antigos contratos, desde a época de gerenciamento por outras autarquias, a maior parte deste tempo pela URBS.
A questão do atendimento no âmbito municipal inclui não só as linhas que rodam dentro dos municípios, mas também o atendimento em bairros dos municípios, ainda que a linha seja de ligação com outras cidades. Por exemplo, determinada linha metropolitana deverá sair de Curitiba e após passar pelo caminho principal de ligação até uma cidade e chegar a área central desta, não terá mais como opção os atendimentos especiais neste trajeto por caminhos a fim de atender determinadas localidades, nem a extensão de seu itinerário até as localidades após chegar ao polo de atendimento (matriz, sede ou centro da cidade). Tais regiões também terão que estar servidas de linha municipal controlada pela prefeitura. Muito se pensa sobre como deve ficar o atendimento das linhas dentro das cidades, com as prefeituras assumindo um serviço nunca antes por elas gerenciadas, o aumento de baldeações que devem ser feitas pelos usuários e, sobretudo, como deve continuar assegurada a integração tarifária entre os sistemas.
*A linha J99-Tubo Ferrari/Hospital do Rocio será a única linha interna de município que continuará a fazer parte da nova rede de transporte metropolitana. Isto atendendo a pedido da governança estadual, que prioriza o atendimento pela AMEP, órgão do governo do estado, por se tratar de linha de atendimento a um hospital de referência no Paraná e grande demanda de público.
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>Veículos (início operação)
17098, 17099, 17100, 17101, 17102, 17103, 17104_Exp. Azul
20001, 20002_São José
20003, 20004, 20005_São José
22048_Campo Largo
26408_V. Sul
28299_Marumbi (ex-MG)
30054, 30055, 30056, 30057, 30058_Reunidas
11-300 (ex-110), 11-301 (ex-111), 11-302 (ex-112), 11-303 (ex-: 113)_São José
11-306 (ex-116), 11-307 (ex-117)_São José
174, 175_TRAS Atl.Sul
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Publicação: 30.abr.2024 23h25