Chegou ao sistema metropolitano de Curitiba um novo ônibus para testes. Trata-se de um micro do modelo carroceria e chassi Volare Fly 10. O carro possui prefixo 99900 e foi flagrado na concessionária da Volare em Curitiba, ainda sem inscrição de cidade e empresa na lataria e em seguida foi para a empresa Campo Largo, onde já começou à operar fazendo a linha J99-Tubo Ferrari/Hosp. do Rocio. O mesmo é originário do Rio Grande do Sul, tendo rodado em algumas empresas de lá.
Foto: Alessandro F. Chilbior | CampoLargoBuss
A empresa pode operar com microônibus também as linhas J71-Itambé, I32-Campo Largo/Araucária e J17-Dom Pedro II/Campo Comprido (eventualmente), sendo feitas pelo único micro da empresa, o 22902.
As empresas metropolitanas que também operam com micros e podem acabar testado o 99900 são: Colombo, São Braz e Viação do Sul. Entre as urbanas de Curitiba tem as empresas: Glória, CCD, São José, Sorriso, Redentor, Araucária e Mercês. O carro curiosamente ganhou a pintura padrão do transporte metropolitano o que indica que muito provavelmente será adquirido por uma das empresas da região.
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SANTO ÂNGELO ADQUIRE MASCARELLO'S EX-EMTU
A Viação Santo Ângelo adquiriu 3 Mascarello's Gran Via Midi 2014 com chassi Volkswagen 17.230 OD provenientes do sistema metropolitano de São Paulo-SP. Ainda não há confirmação sobre qual será a modalidade dos veículos, se será o convencional normal, com o fechamento das portas à esquerda, ou multimodal, com aproveitamento do espaço de portas existentes à esquerda apenas com a modificação para o padrão BRT com rampa.
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REUNIDAS ADQUIRE MAIS TRÊS TORINOS, AGORA COM CHASSI VOLVO B270F
Foto: Natanael Lima
Após a compra de três novos Torinos 2014 com chassi Mercedes-Benz OF--1724L, a empresa Reunidas adquiriu mais três Torinos 2014 com chassi Volvo B270F. Os carros possuem prefixos 30043 a 30045.
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NOVAS LINHAS BENEFICIAM CIDADES AO SUL DE CURITIBA
Neste mês a COMEC implantou novas linhas beneficiando as cidades de Araucária e Fazenda Rio Grande. No dia 11 foi criada a ligação entre Araucária e Fazenda Rio Grande com a linha I11, sendo a primeira linha da empresa Leblon operada em conjunto com outra empresa e a primeira ligação dela para Araucária, assim como a estreia da empresa Araucária em FRG. Este mês também foi realizada uma alteração na linha H01 Curitiba/Araucária e H97 Angélica/Dr. Muricy (linha do final de semana) que passaram a ter ponto final remanejado da Alameda Dr. Muricy para o Terminal Guadalupe, sendo a primeira linha para Araucária à atender o terminal metropolitano de Curitiba (Guadalupe) bem como a estreia da empresa Araucária neste local.
Fazenda Rio Grande terá além da I11, também uma nova ligação para o terminal Guadalupe, que será implantada no próximo dia 04. A linha F71 - Fazenda / Guadalupe será a primeira linha para Fazenda Rio Grande a atender este terminal, bem como a estreia da empresa Leblon neste local. Atualmente a única linha da região central de Curitiba para Fazenda é a linha direta F02. A linha F71 que será implantada remete a uma antiga linha convencional que operou entre 1997 e 2000 com carros prefixo 15Cxx, fazendo a ligação do centro de Curitiba ao município.
Está prevista também a implantação de uma linha entre Fazenda Rio Grande e São José dos Pinhais, outra grande novidade que reduzirá consideravelmente o trajeto para os usuários entre as cidades.
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URBS INICIARÁ TESTES COM BIARTICULADO SEM RAMPAS EM CURITIBA
O carro BE705 da empresa Glória teve suas rampas de portas retiradas. O veículo biarticulado BRT passa pela adaptação à fim de realizar testes de parada em tubos e estações sem rampas. A URBS testa essa alternativa objetivando redução de custos, acabando com gastos na manutenção das rampas, servindo também para conter fura-catracas.
BE705 com a rampa manual para caso de acesso de cadeirante
Esta não é a primeira vez que a URBS testa um ônibus sem rampa para o BRT, em 2019 o carro EL057 da empresa São José dos Pinhais passou pela adaptação, rodando na linha 305-Centenário.
EL057 sem rampa em estação tubo da linha 305. Foto: Lucília Guimarães/SMCS
Opinião: Curitiba foi pioneira no sistema BRT, com um sistema no qual vias exclusivas são destinadas para circulação dos ônibus com estações-tubo como pontos de parada. O embarque e desembarque em nível e o pagamento antecipado na estação trazem agilidade na operação dos veículos neste sistema. A disponibilidade de rampas de portas que "conectam" o ônibus à plataforma dos tubos e terminais traz segurança neste embarque e desembarque dos passageiros, tendo estas versatilidades também colaborado para a capital paranaense ser reconhecida como referência em transporte público.
Vídeo mostrando um pouco do sistema BRT de Curitiba.
Depois de Curitiba, outras grandes cidades implementaram o sistema de embarque em nível, porém com ônibus sem rampas, até hoje apenas a rede de Curitiba conta com este acessório. Orginalmente as rampas dos veículos ligeirinhos e expressos no sistema vinham da forma convencional, com a rampa do tipo basculante, posicionada à frente da porta verticalmente. Entre o fim da década de 90 e início dos anos 2000, foi implementado um novo modelo de rampa, a do tipo gaveta, a qual fica introduzida por dentro do ônibus, abaixo da porta. Este modelo estava presente nos carros BRT que chegaram até 2006, quando a URBS voltou a exigir a rampa basculante nos veículos, devido ao alto custo e complexidade de manutenção das rampas tipo gaveta. Agora a URBS tenta uma redução ainda menor de custos com ausência de rampas neste modal. O modelo a ser testado em Curitiba faz com que os ônibus necessariamente realizem suas paradas o mais rente possível à plataforma. Ainda assim, é inevitavel que haja neste caso um vão entre o ônibus e a plataforma, a qual pode pôr em risco à segurança dos usuários, em caso de desatenção na entrada e saída nos veículos. Também há a possibilidade de atraso operacional com a baixa velocidade em que os veículos deverão imprimir antes mesmo de chegar ao tubo, justamente pela necessidade da parada rente à plataforma. O tipo de estação recomendada para esta operação seria uma plataforma contínua e não apenas nas partes onde a porta do ônibus "encosta", mesmo método utilizado nas demais cidades com sistema BRT, ainda assim, é necessário a atenção do motorista para realização da parada. A linha Inter II possui entre seus projetos de modernização com ônibus elétricos, também a revitalização de suas estações-tubo, que serão remodeladas com esta plataforma contínua. Os carros intercambiáveis que chegaram à empresa Glória em 2019, foram os primeiros carros comuns à receber porta BRT, operando em linha alimentadora e convencional (216-Colina Verde e 374-Hugo Lange respectivamente) tendo em uma de suas paradas a estação-tubo Fagundes Varela. Nesta novidade operacional, a URBS aproveitou para definir como padrão os ônibus sem rampas, tratando-se de duas linhas paradoras normais e com menor demanda de passageiros em relação à linha expressa e ligeirinho.
Parada em tubo de um ônibus comum com porta BRT, sem rampa. Vídeo: Felipe Slobodzian
A URBS alega a vantagem pela contenção dos "fura-catracas", com o ônibus mais rente à estação-tubo, e a tentativa de economizar ainda mais em manutenção das rampas, chegando a ter nenhum gasto devido a ausência delas. Mas é preciso ponderar se a economia a ser alcançada será significativa para compensar a retirada de um importante instrumento no BRT, as rampas.
O veículo deve iniciar os testes a partir da próxima semana nas linhas expressas do eixo norte-sul, como a 203-Santa Cândida/Capão Raso.
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PIEDADE ADQUIRE TORINO'S EX-TINDIQUERA
633 da Piedade, antigo 246 da Tindiquera. Foto: Gustavo Pereira
A Piedade adquiriu 5 Torino2014/MB OF-1721L BT5 ex-Tindiquera e que estavam temporariamente rodando em Foz do Iguaçu. Os carros tem prefixos entre 631 e 635.
244 da Tindiquera, atual 632 da Piedade. Foto: Natanael Lima
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OUTRAS NOTÍCIAS
-A Leblon adquiriu 5 Torino 2014 provenientes do nordeste brasileiro. Os carros possuem chassi Mercedes-Benz OF-1721 BT5, inédito para esta empresa que sempre adquire carros convencionais da marca Volkswagen. Com prefixos 15294 a 15298, estes vem a incluir a frota da empresa que está tendo novas linhas ultimamente.
-Começaram a operar os novos Multimodais da Campo Largo. Os carros operam em dias úteis a linha J62 e sábados/domingos a J02.
- Os carros BA121 e BA132 da Glória TC e 26104 da Viação do Sul foram desativados.
-NOVIDADES NO 'SITES'
A empresa Unicarga, operadora do SITES adquiriu 4 novos micros do modelo Volare New Attack 8, entre eles o carro 0245 na foto abaixo:
Foto: Helcio Mateus
Já a empresa Trans Isaak pegou carros que já pertenciam ao seu grupo, sendo: 1 Vip IV que rodou temporariamente no TRIAR pela Sharp, original de MG, com prefixo 9660 e 1 Torino 2007, antigo 21003 da São Braz, original 21A33, com prefixo 9700. Ambos foram adaptados tendo a terceira porta retirada e a substituição por bancos estofados no caso do Torino 2007, além de ganharem a pintura azul.
-O carro 18045 da Sto. Ângelo (ex-18G37) foi repintado na cor branco califórnia.
Já há empresas que confirmaram presença no evento. Acompanhe as atualizações pela página da Exponi10 no Facebook. O total de veículos confirmados chega a 82, o que supera todas as edições passadas, inclusive a última que havia tido o recorde de 77 veículos. Com isto, a pouco menos de um mês para o evento ocorrer, já se mostra como o maior da história das Exponi's.
A RádioÔnibus fez uma entrevista com Osvaldo Born, um dos organizadores do evento. (Acesse aqui)
< Veículos da Rimatur divulgam a Exponi10 com bussdoor do evento em seus veículos.
Ainda em relação à divulgação do evento, uma novidade: A Exponi10 está sendo divulgada nos monitores dos ônibus e terminais de Curitiba.
A Rádio Ônibus também estará presente juntamente com seu estúdio móvel.