LEBLON ADQUIRE PRIMEIRO MEGA BRT 2016 DO SISTEMA
Futuro 15R13 já na empresa Leblon, aguardando padronização.
A empresa Leblon adquiriu um Mega BRT 2016 com chassi Volvo B340M. A carroceria é uma novidade na região, e que será o primeiro Mega BRT 2016 no sistema. Apenas a versão do Mega BRT de 2011 foi adquirido pelas empresas, tendo diversos deste modelo. Este articulado adquirido foi produzido pela Volvo como carro protótipo em 2016, sendo denominado de SuperArtic210.
Apresentação do SuperArtic310 no Rio de Janeiro
HISTÓRICO: O mesmo possui layout do BRT do Rio de Janeiro, foi apresentado na capital carioca e seguiu sendo apresentado em teste nas cidades de Teresina-PI, Salvador-BA, Cuiabá-MT e Itaitinga-CE. Além disso, entre os testes o carro também rodou em Curitiba sem passageiros, trafegando na canaleta do eixo Norte-Sul em 2019.
Rodando em testes em Curitiba com placa APE-0167
CARACTERÍSTICAS: O veículo possui bancos semi-estofados, ar-condicionado e vidros colados, além de 5 portas do lado direito com 2 portas pantográficas do lado esquerdo. Para a operação na região, no entanto, a Leblon deverá retirar as duas últimas portas, deixando-o no padrão de ligeirinho articulado com 3 portas, além também da troca dos vidros pelo tipo bipartido, padrão da região.
A empresa irá utilizá-lo na categoria ligeirinho, recebendo o prefixo 15R13, exclusivamente para operação na linha F02-Curitiba/Fazenda Rio Grande.
Uma bela aquisição da empresa, sendo este um modelo que só tem probabilidades de ser visto de fato na RMC. Isto porque a URBS exige nas aquisições das empresas que operam em Curitiba apenas veículos novos ou remanejados de outra empresa urbana, ou no caso de proveniência do sistema metropolitano apenas carros que rodaram pela URBS, sendo que o modelo Mega BRT 2016 teve sua produção descontinuada em 2017, tendo poucas unidades vendidas, que encontram-se no Rio de Janeiro-RJ (36 unidades) e Ponta Grossa-PR (1 unidade).
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VIAÇÃO DO SUL ADQUIRE NOVOS COMIL SVELTO
A Viação do Sul acaba de receber novos Comil Svelto 2017 com chassi Mercedes-Benz OF-1721 Bluetec5. A princípio serão 6 ônibus (prefixos 26021 a 26026), sendo que os carros 26021 e 26022 já chegaram à Curitiba, onde está sediada a empresa e iniciaram operação no dia de hoje.
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>ESPECIAL
Mega BRT
Em continuidade às matérias especias sobre o modelo Neobus Mega BRT 2011, hoje trazemos dados referente a quantia de carros do modelo adquirido pelas empresas do sistema de Curitiba. Entre o ano de 2011 e 2012, Curitiba teve uma mega compra de veículos, totalizando 544 novos ônibus na época, sendo 376 do modelo Mega BRT 2011, o que representa 70% dos veículos adquiridos. (A empresa Leblon trouxe 3 deste modelo já no ano de 2013, aqui contabilizado como parte da renovação 2011/2012).
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LISTA: Veículos Modelo Mega BRT 2011 atualmente por empresa e lote.
(entre parentêses prefixo de identificação da empresa)
---Glória (B) - 5 alimentadores articulados / 17 interbairros articulados 2 / 7 expressos biarticulados / 40 ligeirinhos padron 2
---Santo Antônio (C) - 4 alimentadores articulados / 5 interbairros articulados 3 / 6 ligeirinhos padron
---CCD (D) - 23 expressos biarticulados / 18 ligeirinhos padron
---São José (E) - 17 ligeirinhos padron 4
---Cidade Sorriso (G) - 9 interbairros articulados 5 / 23 expressos biarticulados 6 / 7 / 27 ligeirinhos padron
---Redentor (H) - 11 alimentadores articulados / 3 interbairros articulados / 13 expressos biarticulados 7 / 29 ligeirinhos padron
---Azul Urbana (J) - 1 alimentador articulado 8 / 19 ligeirinhos padron 4 / 2 ligeirinhos articulados
---Tamandaré Urbana (K) - 6 alimentadores articulados 9 / 6 interbairros articulados / 1 expresso biarticulado
---Araucária (L) - 11 expressos biarticulados / 1 ligeirinho padron
---Mercês (M) - 9 ligeirinhos padron
---Leblon (15) - 3 metropolitanos articulados / 5 ligeirinhos articulados
---Tamandaré Metrop. (16) - 6 metropolitanos articulados / 3 ligeirinhos padron 10
---Azul Metrop. (17) - 16 expressos biarticulados 11
---Santo Ângelo (18) - 12 metropolitanos articulados 12 / 2 ligeirinhos padron 13 / 2 ligeirinhos articulados
---Araucária (19) - 9 ligeirinhos padron 14
---Piraquara (29) - 3 metropolitanos articulados.
Notas:
1 - excetuando veículos adquiridos recentemente no transporte metropolitano, provenientes de outros locais
2 - incluindo carros ex-Marechal (AB6xx e AL3xx)
3 - incluindo carro ex-alimentador metropolitano (18R60)
4 - excetuando veículo desativado por perca total pós-acidente (EL311 e JL317)
5 - incluindo carros que chegaram na configuração alimentador (GA6xx)
6 - incluindo carro que chegou na cor bordô com prefixo da Tamandaré (KE700)
7 - incluindo carros ex-categoria ligeirão
8 - carro ex-Azul-Metrop. (17R37/17416)
9 - incluindo carros que chegaram como alimentador metropolitrano (16R5x)
10 - carros ex-Campo Largo (22Lxx)
11 - incluindo carros que chegaram como expresso urbano (JE70x)
12 - incluindo carro ex-alimentador urbano (CA604)
13 - incluindo carro ex-ligeirinho urbano (CL305)
14 - carros ex-Araucária-Urb. (LL30x)
Entre as empresas que receberam o modelo, estão todas que operam em Curitiba, já no metropolitano, apenas as empresas que operavam com articulados e/ou ligeirinhos/expressos, com exceção da empresa São José. Depois desta renovação, o sistema metropolitano recebeu mais 4 carros do modelo que estão entre 3 empresas, sendo os primeiros Mega BRT não-originários da região.
OUTRAS NOTÍCIAS
-O Grupo Leblon destinou seus 5 Caio Apache Vip IV Ex-Minas Gerais para a Viação Nobel. Os mesmos terão prefixos 31260 a 31256 (sequência decrescente) e irão rodar nas linhas metropolitanas internas de Fazenda Rio Grande.
-A empresa Sharp concluiu a compra de seus ônibus para operarem no sistema TRIAR de Araucária. A mesma conseguiu a concessão de forma definitiva na cidade, já tendo antes desta conclusão, adquirido novos veículos para o TRIAR. De forma gradativa a empresa realizou suas aquisições, com veículos até mais completos em configuração interna que os adquiridos pelas outras duas empresas. Com a compra de seus Comil Svelto 2017 com chassi Volkswagen 17.260 OD Euro V (10 carros) 17.230 OD Euro V (2 carros), a empresa chegou a quantia de mais de 40 carros em sua frota. Com isso, encerra-se a operação de carros provisórios no sistema da cidade de Araucária.
-O
carro 19M70 da Araucária iniciou operação. Eis o resultado da
modificação deste veículo que é proveniente de Sorocaba-SP. O carro
possui 3 portas elevadas à esquerda e 3 portas comuns à direita e tem
rodado na linha H02-Ligeirinho Araucária/Capão Raso, podendo também ser
escalado nas linhas H11-Araucária/Pinheirinho e H01-Curitiba/Araucária.
Foto: Jean Genser
-A empresa Expresso Maringá adquiriu novos ônibus. O Grupo Comporte - o qual a empresa participa - efetuou a compra de 85 veículos distribuidos entre 3 empresas, ficando uma parte para a Expresso Maringá. Todos os que ficarão com a empresa são do modelo Mascarello Gran Midi 2014 / Mercedes-Benz OF-1721 Bluetec5. Entre os setores do estado que os carros irão ser destinados, possivelmente alguns virão para a filial de Curitiba para operarem na linha Araucária/Lapa, gerenciada pelo DER-PR.
-Com a chegada dos Torino's 2014 provenientes de São Paulo para a Viação Nobel, a empresa iniciou a desativação de alguns de seus Torino's 2007/17.230 EOD fabricados em 2010, oriundos da antiga filial da Leblon em Mauá e que haviam sido incorporados na região em 2016.
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>ESPECIAL
Nostalgia
DC074_Cristo Rei (AEM3689)
Ano: 1994
Caio Padron Vitória / Mercedes Benz OF-1620
Comum | Convencional
Hoje trazemos na seção especial de ônibus nostálgicos da região de Curitiba o carro DC074 que operou pela Cristo Rei. O veículo chegou em 1994, tendo rodado toda a sua vida nas linhas da Cristo Rei. O curioso é que a empresa ganhou o chassi deste carro em um sorteio da Mercedes-Benz, quando o modelo OF-1620 foi lançado. Encarroçado em Caio Vitória, modelo que marcou época no sistema de Curitiba, o veículo foi baixado no início dos anos 2010, quando foi destinado ao pátio de desativados em Campo Magro, local que possui diversos carros que rodaram nos anos 1990/2000, que em geral possuem pendências judiciais das respectivas empresas, impedindo a venda dos mesmos. O tempo passou e o veículo nunca mais saiu de lá, estando em situação deplorável, desgastando-se com a ação do tempo. Nós como entusiastas, esperamos que um dia este e os demais veículos que lá se encontram sejam recuperados.
Foto: WIlian Corrêa
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>Veículos (Início Operação)
19M70_Araucária (Ex-: SP)
21290 (Ex-: ES; 107_Sharp-Provisório); 21292_São Braz (Ex-: ES; 105_Sharp-provisório)
22290_C. Largo (2021) (Ex-: BA/PE)
22282, 22283, 22284, 22285, 22286_C. Largo (Ex-: SP)
24058, 24059_Antonina (Ex-: SP)
26021, 26022_V.Sul
31261, 31269_Nobel (Ex-: SP)
>Linhas (Início/Término Operação)
I30 - CAMPO LARGO / BALSA NOVA (Via Bugre) [IC] Início de atend. Vila Bugre
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Publicação: 31.jan.2022 19h50
Atualiz.: 06.fev.2022 = inc. 22285 início operação
Atualiz.: 14.fev.2022 = inc. histórico 21290/21292