31 janeiro 2021

Ctbus.info | Ed. 2 | Ano II | Dom, 31.Jan.2021




CARRO-TESTE > XY037
Volare Acess
BYD D7M



   Na edição de hoje, trazemos o carro XY037, que operou em teste pela Glória no fim de 2018. O veículo em questão, 100% elétrico, de configuração piso-baixo e bancos estofados, iniciou operação em outubro de 2018, rodando como fixo inicialmente na linha 001-Circular Centro  (Sentido Horário). Próximo da conclusão de sua operação experimental, operou na linha 385-Cristo Rei. Na época que rodou pela região, divulgava-se que caso fosse aprovado, seria comprado 4 carros do mesmo modelo. No entanto, ao que tudo indica, o teste não teve a aprovação necessária e as aquisições não foram efetuadas. Rodou por aproximadamente dois meses, operando apenas pela Glória.

Carro XY037 em operação de teste na 001-Circular Centro





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>Notícias
EMPRESAS TAMANDARÉ E CAMPO LARGO TEM ÔNIBUS NOVOS APREENDIDOS
   As empresas Tamandaré e Campo Largo (ambas do Grupo Melissatur), tiveram veículos recém adquiridos bloqueados pela justiça. Os carros 16042 a 16048 e 22040 a 22042 (total de 10 carros), que possuem carroceria Marcopolo Torino 2014 e chassi Volkswagen 17.260 OD Euro V, chegaram novos de fábrica entre janeiro e fevereiro de 2020 e iniciaram operação entre fevereiro e março do mesmo ano. Os mesmos acabaram sendo apreendidos e retidos pelo banco nesta semana, não tendo sequer completado 1 ano de operações no transporte metropolitano.
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VOLKSBUS DO BRASIL LANÇA O E-FLEX, ÔNIBUS HÍBRIDO COM MOTOR DE AUTOMÓVEL
Ao reunir pela primeira vez todas as marcas do recém-criado Grupo Traton, no Salão Internacional e Veículos Comerciais de Hanover, na Alemanha, a Volkswagen Caminhões e Ônibus se destaca ao apresentar o e-Flex, um ônibus de tecnologia híbrida em série. A novidade surge depois de a companhia ter apresentado na Fenatran 2017, o e-Delivery, a versão elétrica da família de caminhões leves da marca.
O desenvolvimento liderado pela engenharia brasileira encaminha uma solução que busca viabilidade comercial em um ônibus híbrido plug-in. Até aí, nada de novo. Mas o conceito incorpora o motor Volkswagen 1.4 TSI dos automóveis no papel de gerador de energia para as baterias.
De maneira resumida, o motor, que poderá ser abastecido com etanol, gás ou metano, funcionará somente nos momentos nos quais as baterias não têm energia suficiente para movimentar o veículo, voltando a ficar inoperante assim que a carga suficiente estiver disponível.
Com esta solução, a empresa acredita que poderá introduzir o veículos rapidamente no mercado, afinal, o conceito não exige infraestrutura de recarga elétrica como dos modelos 100% elétricos convencionais.
Da maneira que o protótipo foi construído, as baterias com 650 V, instaladas no teto do veículo, pode abrigar de 80 a 400 Kw/h, o que permite desenvolver 260 Kw de potência (equivalente a 348 hp) e torque de 2.150 Nm (219,2 Kgfm). O motor elétrico é fornecido pela WEG e o encarroçamento foi feito pela Marcopolo.
A engenharia de Resende (RJ) desenvolve o modelo com objetivo atender aplicações urbanas em vias alimentadoras ou distribuidoras do sistema de transporte público. Segundo Roberto Cortes, presidente da Volkswagen Caminhões e Ônibus, o projeto ainda os custos como obstáculos em relação ao diesel. “Mas não tenho dúvidas de que dentro de cinco anos os custos começam a ter equivalências, seja do ponto de vista do investimento inicial quanto do operacional.”
Os testes devem começar no ano que vem em ciclos urbanos da cidade de São Paulo e a produção em série deverá ser iniciada em 2021.
Fonte: Estadão | Mobilidade                                                                                                         ===========================
>Linhas (Início / Término Operação)
X52 - Vacina Parque Barigui [AL]                                                                                      Início 
============================================================================= Publicado em: 31/12/2021 às 23h55                                                                                                           Próxima edição do informativo prevista para o dia: 28/02/2021