31 dezembro 2020

Ctbus.info | Edição 1 - 2 | Ano I | Qui, 31.Dez.2020

(!) Esta edição estava prevista para ontem, porém só consegui concluí-la hoje - há minutos da virada do ano.

O ano se encerra, mas este portal está só começando. Para todos que visitam o blog, muito obrigado! Desejo a todos um feliz 2021!


APACHE VIP I, IMPORTANTE MODELO DE GRANDE PRESENÇA NA REGIÃO DE CURITIBA, CHEGA ATUALMENTE A ESCASSEZ

   O Caio Apache Vip I, lançado em 2001, foi sucesso de vendas desde o princípio até a descontinuação de sua fabricação em 2009. Neste período, diversos carros deste modelo chegaram para operar em Curitiba e região metropolitana. Com um design a frente de sua época, o Vip I esteve presente em chassis de montor dianteiro e traseiro, além de articulados pela Leblon (também em motor dianteiro). A Piraquara trouxe diversidade em relação ao chassi para este modelo, tendo Volkswagen 17.210 EOD, 17.240 OT, Scania L94IB e Volvo B7R. 

Atualmente restaram apenas o CL039 da Santo Antônio, além do 15402, 15403 e 15405 da Leblon. Este ano, ainda havia carros como BL492, CL499, HS014 e HS015, MS006, 18L42 e 18L45, 18800 ao 18820, 21001 e 32001 ativos.

Um modelo que se fez onipresente na região chega próximo a extinção das linhas regulares da RMC. Ficam-se os registros como lembranças e uma forma de eterrnizá-los.

Segue abaixo lista de todos os carros modelo Caio Apache Vip I incorporados ao sistema urbano-metropolitano de Curitiba e demais linhas regulares da região:

AC145; AC146; AC147; AC148; AC149; AC150; AC151; AC152; AC153; AC154; AC155; AC156; BL062; BL063; BL064; BL065; BL066; BL067; BL068; CC198/18C98/18819; CC199/18C99/18820; CC200/18C97/18818; CL039; CL040/AL492/BL492; GA115; GA116; GA117; GA118; GA119; GA120; GA121; GA122; GA123; GA124; GA125; GA126; GA127; GA128; GA129; GA130; GA131; GA132; GA133; GA134; GA135; GA136; GB042/GA963; GB043/GA964; GB044/GA965; GC060; GC061; GC062; GC063; GC064; GC065; GC066; GC067; GC068; GC069; GL064; GL065; GL066; GL067; GL068; GL069; GL070; HA215; HA216; HA217; HA218; HA219; HA220; HA221; HA222/HF003; HA224; HA225; HA226; HA227; HA228; HA229; HA230; HA231; HA232; HA233; HA234; HA235/HF004; HA236; HA237; HA238; HA239; HA240; HA241; HA252; HA253; HA254; HA255; HA256; HC085; HC086/HA917; HC087; HC088; HC089/HA916; HC090/HB299; HC091/HB298; HC092/HB297; HC093/HA918; HC094/HB296; HC095/HA920; HC096/HA921; HC097/HA922; HC098/HA925; HC099/HA926; HC100/HA927; HC101/HA923; HC102/HA924; HL097; HL098; HL099; HL100; HS014; HS015; MS006;
15R40/15400; 15R41/15401; 15R42/15402; 15R43/15403; 15R44/15404; 15R45/15405; 15016; 18A90/18001; 18A91/18002; 18A92/18003; 18A93/18004; 18A94/18005; 18A95/18008; 18A96/18009; 18A99/18022; 18C64/18006; 18C65/18007; 18C66; 18C67/18812; 18C68; 18813; 18C69/18814; 18C70/18815; 18C71/18816; 18C72/18817; 18G01/18800; 18G02/18801; 18G03/18802; 18G04/18803; 18G05/18804; 18G06/18805; 18G07/18806; 18G08/18807; 18G09/18808; 18G10/18809; 18G11/18810; 18G12/18811; 18L30; 18L31; 18L32; 18L33; 18L34; 18L35; 18L36; 18L37; 18L38; 18L39/CL499; 18L40; 18L41; 18L42; 18L43; 18L44; 18L45; 18L46; 18L47; 21A31; 26A17; 26A18/26C98; 26070; 26071; 26073; 26074; 26079; 26080; 26081; 26082; 26083; 26084; 26085; 26086; 26087; 29A79/29299; 29A80; 29A81/29298; 29A82/29297; 29061; 29062/29600; 29063/29601; 29064/29602; 29065; 29066; 29067; 29068; 29069; 29070; 29071; 29072; 29073; 29074; 29076; 29077; 29078; 29079; 31A29; 31A30; 31A31; 31A32; 31A33; 31A34; 31A35; 31A36; 31A37; 31A39; 31A40; 31A41; 31A42; 31A43/31005; 31A44/31006; 31A45/31007; 31A46/31008; 31A47/31009; 31A48/31010; 31A49/31011; 31A50; 31A51; 31A52/31014; 31A53/31015/19296; 31A54/31016/19295; 31A55/32001; 

Outras empresas de linha regular da região: Transtupi (H31)->218; 219; 220; 221; 222; 223; 224; 225; 226; 227; 228; 229 230; 231; | Piedade (Mun. Cpo. Largo) -> 269; 270 | Exp. Maringá (Lapa/Araucária) ->4952; 4953; 4954; 4955; 4956; 4957; 4958. (todos desativados).


GC062 | Mercedes-Benz OF-1721

MS006 | Mercedes-Benz OF-1418

CL499 | Scania K230IB
Ex-18L39

HC102 | Mercedes-Benz OF-1721 
Com o adesivo da antiga logo da capital usada no início dos anos 2000

HL097 | Mercedes-Benz O500M

GA136 | Mercedes-Benz OF-1722M

HA254 | Mercedes-Benz OF-1722M 

29068 | Volkswagen 17.240 OT

21A31
 21A31 / 21001 | Mercedes-Benz OF-1722M 
(antes e depois)
O único Vip I da São Braz, desativado este ano.


18C64 | Mercedes-Benz OF-1721
Posterior 18006

18A90 | Mercedes-Benz OF-1721
Posterior 18001

15402 | Volkswagen 17.210 EOD
Ex-15R42

18G11 | Volkswagen 17.260 EOT
Posterior 18810

 26C98 | Mercedes-Benz OF-1722M 
Ex-26A18. Desativado, no entanto ainda encontra-se caracterizado, realizando serviços de assistência e guincho na Viação do Sul.


15016 | Volkswagen  17.210 OD
O único Vip I à entrar no sistema já usado. Operava em SP.

32001 | Mercedes-Benz OF-1722M 
Ex-31A55

228 - Transtupi | Mercedes-Benz OF-1722M 
Operante do sistema metropolitano com caracterização diferenciada, assim como todos desta empresa, responsável pela linha H31.

>Notícias

NOVAS EMPRESAS ASSUMEM LINHAS INTERMUNICIPAIS 

Duas linhas intermunicipais (gerenciadas pelo DER-PR) que partem da RMC, tiveram o contrato com as respectivas empresas descontinuado. A convocação para a operação provisória destas linhas teve seus prazos encerrados entre junho e outubro deste ano. Segue abaixo a lista destas linhas, com a situação de cada uma:

                                     LINHA
     Operadora Anterior         Operadora Provisória

001.1149-500 | LAPA X RIO NEGRO 
⬇Expresso Maringá         ⬆Pianostur

 001.1500-500 | PORTO AMAZONAS X CAMPO LARGO
⬇Princesa dos Campos  ⬆Expresso Goss

As linhas - 003.0117-500 | Curitiba X Irati e 001.1455-500 | Curitiba / União da Vitória, operadas pela J. Araújo, também foram incluídas como linhas para operação em caráter de emergência, devido a referida empresa não ter havido renovado o contrato. No entanto, a J. Araújo realizou a renovação de seu registro logo após e continua na operação destas e das demais linhas por ela realizadas.

======================================

Publicado em: 31.12.2020 23h30

Próxima edição do informativo prevista para o dia 15/01/2021. 27/01/2021. (Atualiz. 07.jan.2021). 31/01/2021 (Atualiz. 28.jan.2021).

***Atualiz. 06.jan.2021 - Inclusão 32001 (l.27) (referente à época da publicação).

Atualiz. 02.nov..2021 - Matéria Apache Vip inc. /26C98.








14 dezembro 2020

Ctbus.info | Edição 1 | Ano I | Seg, 14.Dez.2020



>Notícias

TAMANDARÉ ADQUIRE ARTICULADOS MULTIMODAIS

   A Viação Tamandaré adquiriu 2 articulados para o serviço multimodal do sistema metropolitano. Os carros -16M70 e 16M71- são provenientes da Viação Tindiquera, onde operavam no sistema TRIAR de Araucária. Diferente dos primeiros multimodais articulados no sistema (adquiridos pela Santo Ângelo) que possuem configuração de portas 2x4, os da "16", dispõem de configuração 3x3. 

Ambos começaram a operar dia 16/11, na linha A04-Cabral/Tamandaré, que até então não era operada por articulados. Considerando sua multimodalidade, poderão fazer também linhas alimentadoras da empresa. Com isto, poderá rodar nas linhas A15-Cachoeira/Cabral e A18-Tamandaré/Cabral. 

A Tindiquera em breve deverá se desfazer de todos os seus articulados, seguindo normativa do sistema TRIAR. Além da Tamandaré, empresas como Leblon, Santo Ângelo e Araucária podem vir à adquirir estes carros, isto em caso de aquisição por uma empresa do sistema (considerando empresas metropolitanas que operam linhas ligeirinho, alimentadora e/ou troncal-convencional com articulados).

--------------------

GLÓRIA INICIA TESTE DE VW 17.260 ODS NO SISTEMA URBANO

   Um Marcopolo Torino 2014 com chassi Volkswagen 17.260 ODS Euro V (Full Air) que vinha sendo testado no sistema metropolitano com prefixo 99004, foi repassado para começar seu teste no sistema urbano pela Glória. 

Configuração: O que chama a atenção é o fato de um carro com piso de alumínio rodar no sistema urbano, o qual a gerenciadora URBS proibiu em meados dos anos 2000, definindo o taraflex como padrão. Mesmo que as normas de configuração dos carros da URBS não se apliquem aos carros em teste, tal piso não era visto em carros experimentais deste esta proibição. 

Prefixagem: Outra curiosidade é na questão de prefixagem. O carro recebeu prefixo BY001 e não XY040 como era esperado. Diante disso, vê-se que a URBS alterou a metodologia de prefixo para carro-teste. Desde 1992, quando iniciou-se a prefixagem alfanumérica no sistema, tais ônibus recebiam prefixo "XY***" (tanto a primeira letra (que indica-se a empresa), quanto a segunda (que indica-se a categoria) definia sua utilização experimental). A partir de agora, buscando uma fácil identificação da empresa operadora, os carros em teste receberão a letra da empresa seguida do "Y". É muito provável também que com essa otimização, os carros-teste também tenham ordenação de sequência numérica por tipo de veículo, assim como os demais:
001 à 299 - Comum
300 à 499 - Padron
500 à 599 - Semi-padron 
600 à 699 - Articulado
700 à 849 - Biarticulado 
850 à 949 - Micro-Especial (Midi)
950 à 999 - Micro

  O carro começou a operar pela Glória dia 17/11, sendo fixo na linha 924 -Santa Felicidade / Santa Cândida.
--------------------

"AZULÕES" RUMO À EXTINÇÃO 

   A cor azul, identificação dos carros da categoria Ligeirão, vai aos poucos desaparecendo do sistema urbano de Curitiba. Os primeiros "azulões" -como são chamados- chegaram no ano de 2011, todos em carroceria Neobus Mega BRT, sendo 19 para a Viação Cidade Sorriso (GE700 ao GE718) e 7 para a Viação Redentor (HE700 ao HE706), totalizando 26 carros. Posteriormente, ambas as empresas remanejaram juntas 3 Torino 1999 Long Size/Volvo B10M de Expresso (vermelho) para Ligeirão (azul). Foram eles: GE848, HE840 e HE841. No entanto, estes carros ano 2003, em menos de um mês voltaram à cor original.
   A partir de 2018, a URBS aderiu a unificação das cores, transformando os ligeirões também em vermelhos. Isto tem por objetivo uma maior flexibilização da operação dos carros que podem rodar ora em linha expressa, ora em ligeirão. Desde então, além da compra de carros para ambos os serviços na cor vermelha, os azuis remanescentes começaram à ser repintados. Dos 26, hoje restam apenas 4 na cor azulada: GE710, GE711, GE712 e HE706. O mais recente repintado é o carro GE709, passando pelo processo em setembro deste ano.
--------------------

NOVAS LINHAS DE NATAL 

  A URBS anunciou a disponibilização de duas linhas especiais de Natal:
X50 - Natal Parque Náutico e X51 - Natal Parque Barigui. A X50 iniciou operação no dia 27/11 e a X51 no dia 09/12. No dia 05, a linha X50 chegou a ser suspensa após uma reorganização da programação do circuíto e retornou dia 08. Também no dia 05 estava previsto a estréia da X51 que acabou sendo postergada.
  
 A X50 tem por carros operantes, jardineiras da Mercês (MT006 e MT008) e da Glória (BT003), além de Intercambiáveis comuns das respectivas empresas (BI0xx e MI00x). A linha é integrada no Terminal Campina do Siqueira e opera todos os dias das 18h30 às 22h00.

Jardineiras da linha X50-Natal Pq. Barigui. | Fotos: William Kuroski 


   
 A linha X51, apesar de estar no lote do consórcio Pioneiro, está sendo operada pela Glória, com seus híbridos (BB3xx e BC3xx), ficando os verdes como titulares e os amarelos como reservas em caso de sobre-demanda. A linha é integrada no Terminal Boqueirão e opera todos os dias das 19h00 às 22h00.


Híbridos da linha X51-Natal Pq. Náutico | Fotos: Marco Aurélio Batista e Silva


            Itinerário das linhas Natal:

X50 - Natal Pq. Barigüi | Mapa Itinerário

X51 - Natal Pq. Náutico | Mapa Itinerário


--------------------

LEBLON TESTA ÔNIBUS DE 15 METROS

A Leblon iniciou teste com um Volkswagen 22.280 ODS. Este teste está sendo realizado sem passageiros, por isso não está caracterizado no padrão do sistema. Tal chassi é inédito no segmento, devido ao seu terceiro eixo estar na dianteira, o inverso do padrão convencionalmente utilizado. Este carro, que chegou como protótipo, possui carroceria modelo Caio Apache Vip IV e tem capacidade para cerca de 115 passageiros. Mais informações sobre o chassi estará nas próximas edições.

=======================================================================

>Linhas (Início / Término Operação)

467 - VILA MACEDO [CO]                                                                                              Término
470 - GUABIROTUBA [CO]                                                                                             Término
477 - VILA MACEDO (VIA GUABIROTUBA) [CO] (467+470)                                            Início
X50 - NATAL PARQUE BARIGUI [JD/TM/AL]                                                                     Início
X51 - NATAL PARQUE NÁUTICO [JD/TM/AL]                                                                    Início                                                              
-------------------

>Ônibus (Início Operação)

BY001_Glória || (Ex-: 99004_Marumbi; Castelo; Leblon; Nobel; V.Sul; Colombo; Sto.Ângelo)
16M70_Tamandaré || (Ex-: 210-Tindiquera)
16M71_Tamandaré || (Ex-: 211-Tindiquera) 
22292_Campo Largo || (Ex-: C39529-Santa Maria (RJ); 440-N.S.Piedade)                                

=======================================================================
Publicação: 14.12.2020 22h00 

Próxima edição do informativo prevista para o dia: 30/12/2020.

                                                                                                                                                    Fernando C. A. Rocha


07 dezembro 2020

Sobre o portal_

APRESENTAÇÃO | CURITIBANÓPOLIS_BUS

O Portal CuritibanópolisBus promove conteúdo referente ao segmento Ônibus e Transporte da Região Metropolitana de Curitiba, tal como o compartilhamento de fotos além de informações e novidades do setor na região por meio do informativo periódico.

Fotografias: As fotografias aqui publicadas, sempre que pertencente à outras pessoas, receberão os devidos créditos.

Informativo Periódico: O informativo trará informações sobre o transporte de Curitiba e RMC, com as novidades da frota, bem como da rede de transporte. A periodicidade será mensal, podendo haver edições extras quinzenal ou semanalmente.

Contato: Os visitantes podem enviar sugestões ou informações através do bloco de contato no canto esquerdo da tela.

Em breve, maiores descrições sobre o portal serão publicadas.


Dom, 28.Fev.2021 

ÁREA DE ABRANGÊNCIA  (CURITIBANÓPOLIS)

CURITIBA
ALMIRANTE TAMANDARÉ 
COLOMBO
PINHAIS
SÃO JOSÉ DOS PINHAIS 
FAZENDA RIO GRANDE 
ARAUCÁRIA 
CAMPO LARGO
CAMPO MAGRO
PIRAQUARA 
CAMPINA GRANDE DO SUL
QUATRO BARRAS
ITAPERUÇU 
RIO BRANCO DO SUL
BOCAIÚVA DO SUL 
CONTENDA 
MANDIRITUBA 
TIJUCAS DO SUL 
QUITANDINHA
BALSA NOVA 
AGUDOS DO SUL 
LAPA
PORTO AMAZONAS *

TUNAS DO PARANÁ 
CAMPO DO TENENTE
PIÊN
CERRO AZUL 
RIO NEGRO
ADRIANÓPOLIS 

*Municípios não-pertencentes à Região Metropolitana de Curitiba e pertencentes à Messorregião Metropolitana de Curitiba. 
(Abrangência: Região Metropolitana de Curitiba, exceto Dr. Ulysses, mais Porto Amazonas OU Messorregião Metropolitana de Curitiba, exceto litoral e Dr. Ulysses)



Publicação: 14.12.2020 22h30